Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Ana Luiza Montalvão | - |
dc.contributor.author | Morais, Francimeire de Carvalho de | en_US |
dc.date.accessioned | 2012-04-26T18:23:12Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T21:19:11Z | - |
dc.date.available | 2012-04-26T18:23:12Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T21:19:11Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetiva rever de que maneira a leitura escolarizada é tratada na escola e, em especial de que forma a ficção brasileira contemporânea é dialogada no ensino médio. Em uma sociedade letrada como a nossa, as possibilidades de exercício do corpo linguagem pelo uso da palavra são imensas. Há, entretanto, uma que ocupa lugar central. Trata-se da escrita. Essa primazia da escrita se dá porque é por meio dela que armazenamos nossos saberes, organizamos nossa sociedade e nos libertamos dos limites impostos pelo tempo e pelo espaço. A escrita é, assim, um dos mais poderosos instrumentos de liberação das limitações físicas do ser humano. O corpo linguagem escrita encontra na literatura seu mais perfeito exercício. Em outras palavras, é no exercício da leitura, da escrita, da análise e do debate dos textos literários que se desvela a arbitrariedade das regras impostas pelos discursos padronizados e explorados, em demasia, na prática escolar que a pesquisa pretendeu destacar, tratando a interatividade do factual e do ficcional ao analisar a obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado, com a finalidade de fazer da linguagem literária , em especial, a contemporânea, uma conversa amigável e produtiva, pois sendo múltipla, propicia uma aprendizagem sempre interativa. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-04-26T18:23:12Z No. of bitstreams: 1 20858190.pdf: 149807 bytes, checksum: b844ac112226e5cba5c8171036030cdb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-04-26T18:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20858190.pdf: 149807 bytes, checksum: b844ac112226e5cba5c8171036030cdb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T21:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20858190.pdf.txt: 59666 bytes, checksum: 730e8c22be53492e8fc0859f602a34a0 (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20858190.pdf: 149807 bytes, checksum: b844ac112226e5cba5c8171036030cdb (MD5) Previous issue date: 2012-04-26 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura escolarizada | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Trança de histórias: literatura e história na sala de aula: um estudo da obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-04-26 | en_US |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20858190.pdf | 146.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.