Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Ana Luiza Montalvão-
dc.contributor.authorMorais, Francimeire de Carvalho deen_US
dc.date.accessioned2012-04-26T18:23:12Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:11Z-
dc.date.available2012-04-26T18:23:12Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:11Z-
dc.date.issued2011-12en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3474-
dc.description.abstractA pesquisa objetiva rever de que maneira a leitura escolarizada é tratada na escola e, em especial de que forma a ficção brasileira contemporânea é dialogada no ensino médio. Em uma sociedade letrada como a nossa, as possibilidades de exercício do corpo linguagem pelo uso da palavra são imensas. Há, entretanto, uma que ocupa lugar central. Trata-se da escrita. Essa primazia da escrita se dá porque é por meio dela que armazenamos nossos saberes, organizamos nossa sociedade e nos libertamos dos limites impostos pelo tempo e pelo espaço. A escrita é, assim, um dos mais poderosos instrumentos de liberação das limitações físicas do ser humano. O corpo linguagem escrita encontra na literatura seu mais perfeito exercício. Em outras palavras, é no exercício da leitura, da escrita, da análise e do debate dos textos literários que se desvela a arbitrariedade das regras impostas pelos discursos padronizados e explorados, em demasia, na prática escolar que a pesquisa pretendeu destacar, tratando a interatividade do factual e do ficcional ao analisar a obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado, com a finalidade de fazer da linguagem literária , em especial, a contemporânea, uma conversa amigável e produtiva, pois sendo múltipla, propicia uma aprendizagem sempre interativa.-
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-04-26T18:23:12Z No. of bitstreams: 1 20858190.pdf: 149807 bytes, checksum: b844ac112226e5cba5c8171036030cdb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-26T18:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20858190.pdf: 149807 bytes, checksum: b844ac112226e5cba5c8171036030cdb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T21:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20858190.pdf.txt: 59666 bytes, checksum: 730e8c22be53492e8fc0859f602a34a0 (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20858190.pdf: 149807 bytes, checksum: b844ac112226e5cba5c8171036030cdb (MD5) Previous issue date: 2012-04-26en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura escolarizadapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleTrança de histórias: literatura e história na sala de aula: um estudo da obra O mar nunca transborda, de Ana Maria Machadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-04-26en_US
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20858190.pdf146.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.