Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues Silva, Amauri-
dc.contributor.authorRodrigues, Luciana Ribeiroen_US
dc.date.accessioned2013-04-11T17:48:32Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:13Z-
dc.date.available2013-04-11T17:48:32Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:13Z-
dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3486-
dc.description.abstractA função primordial da Literatura inserida no universo escolar deveria ser a ampliação da visão de mundo do estudante e o descortinamento de realidades necessários a um posicionamento maduro e transformador frente a sua realidade específica. Apesar disso, a estrutura educacional atual traça um plano uniformizador à sociedade, em que a preocupação não é formar cidadãos, mas sim profissionais. A rota lógica é partir do Ensino Médio à Universidade, passando pelo processo seletivo do vestibular. Devido à importância creditada a esse caminho, apontado como único, uma grande parte das escolas direciona seus objetivos e métodos à aprovação nessa prova de seleção. O ensino de literatura, por exemplo, fica preso a esse objetivo, limitado a analisar apenas o que é requisitado nos vestibulares. Tende, assim, à memorização e ao entendimento raso, preso ao nível do enredo. Fazendo uso de metodologia bibliográfica de caráter qualitativo e a partir de três obras literárias selecionadas, reflete-se acerca dos prejuízos gerados por aulas assim conduzidas e acerca da importância da disciplina em um plano mais amplo, levantando possíveis abordagens de ensino em que o objetivo despreendase da simples aprovação em uma prova e vise o desenvolvimento da criticidade e da autonomia dos estudantes e sua formação como cidadãos, possibilitando a percepção do mundo no texto e do texto no mundo, em uma formação que se pretende mais completa e capaz de preparar os estudantes para os caminhos que queiram seguir, seja no Ensino Superior ou não.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-04-11T17:48:32Z No. of bitstreams: 1 21018359.pdf: 1640159 bytes, checksum: 1ef947358adc5504401b8fd3e5d7e251 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-04-11T17:48:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21018359.pdf: 1640159 bytes, checksum: 1ef947358adc5504401b8fd3e5d7e251 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T21:19:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 21018359.pdf: 1640159 bytes, checksum: 1ef947358adc5504401b8fd3e5d7e251 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectMemorizaçãopt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.titleA “literatura escolar” e o vestibularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012en_US
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21018359.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.