Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3486
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues Silva, Amauri | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luciana Ribeiro | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-04-11T17:48:32Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T21:19:13Z | - |
dc.date.available | 2013-04-11T17:48:32Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T21:19:13Z | - |
dc.date.issued | 2012 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3486 | - |
dc.description.abstract | A função primordial da Literatura inserida no universo escolar deveria ser a ampliação da visão de mundo do estudante e o descortinamento de realidades necessários a um posicionamento maduro e transformador frente a sua realidade específica. Apesar disso, a estrutura educacional atual traça um plano uniformizador à sociedade, em que a preocupação não é formar cidadãos, mas sim profissionais. A rota lógica é partir do Ensino Médio à Universidade, passando pelo processo seletivo do vestibular. Devido à importância creditada a esse caminho, apontado como único, uma grande parte das escolas direciona seus objetivos e métodos à aprovação nessa prova de seleção. O ensino de literatura, por exemplo, fica preso a esse objetivo, limitado a analisar apenas o que é requisitado nos vestibulares. Tende, assim, à memorização e ao entendimento raso, preso ao nível do enredo. Fazendo uso de metodologia bibliográfica de caráter qualitativo e a partir de três obras literárias selecionadas, reflete-se acerca dos prejuízos gerados por aulas assim conduzidas e acerca da importância da disciplina em um plano mais amplo, levantando possíveis abordagens de ensino em que o objetivo despreendase da simples aprovação em uma prova e vise o desenvolvimento da criticidade e da autonomia dos estudantes e sua formação como cidadãos, possibilitando a percepção do mundo no texto e do texto no mundo, em uma formação que se pretende mais completa e capaz de preparar os estudantes para os caminhos que queiram seguir, seja no Ensino Superior ou não. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-04-11T17:48:32Z No. of bitstreams: 1 21018359.pdf: 1640159 bytes, checksum: 1ef947358adc5504401b8fd3e5d7e251 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-04-11T17:48:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21018359.pdf: 1640159 bytes, checksum: 1ef947358adc5504401b8fd3e5d7e251 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T21:19:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 21018359.pdf: 1640159 bytes, checksum: 1ef947358adc5504401b8fd3e5d7e251 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.subject | Memorização | pt_BR |
dc.subject | Criticidade | pt_BR |
dc.title | A “literatura escolar” e o vestibular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012 | en_US |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21018359.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.