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dc.contributor.advisorAbrão, Mariângelapt_BR
dc.contributor.authorSantos, André Luiz Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:20:54Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:04:22Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:20:54Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:04:22Z-
dc.date.issued2006-07pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, André Luiz Barbosa dos. As perdas no setor supermercadista: um estudo de caso no hortifruti do supermercado primavera. 2006. 44 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/682-
dc.description.abstractAs perdas representam as conseqüências de uma Gestão inefificiente e possibilita que o supermercado perca sua competitividade perante aos seus concorrentes, pois diminui sua rentabilidade. Para a realização do trabalho foram traçados os objetivos e o problema de pesquisa, afim de identificar os meios para diminuir as perdas e aumentar o retorno na venda de frutas, legumes e verduras. O estudo de caso foi realizado no setor de hortifruti do Supermercado Primavera. Através de uma pesquisa exploratória foi possível mostrar que pode-se controlar os desperdícios com o foco na Gestão de Estoque, no Just in Time, no processo de compra e nas formas de armazenamento e exposição de venda. Através de observações e entrevistas verificou-se as condições do local de venda, bem como, os seus depósitos e câmaras-frias e os procedimentos das compras. Foi elaborado uma planilha para coletar dados de compra e perda diária de cada hortaliça nos meses de julho e agosto de 2006. Na análise, separou-se os hortifrutis em três grupos: frutas, legumes e verduras. Foram verificados o índice de perda geral e os produtos que mais se destacaram. Comparou-se depois, tal percentual com o índice de perda do setor no Brasil. Após constatar os problemas, pôde-se sugerir algumas mudanças na gestão do hortifruti, baseado nas teorias abordadas no decorrer do trabalho.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAs perdas no setor supermercadista: um estudo de caso no Hortifruti do supermercado primaverapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-07pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

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