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dc.contributor.advisorPasquetti, Luis Antôniopt_BR
dc.contributor.authorBahia, Wellington Quaresmapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:16:57Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:04:46Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:16:57Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:04:46Z-
dc.date.issued2005-01pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/786-
dc.description.abstractO processo da Aprendizagem Organizacional é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo. Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma pesquisa sobre a evolução histórica e as contribuições dos povos da antiguidade à modernidade para a Aprendizagem Organizacional. Como objetivos específicos: realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os conhecimentos agregados às organizações pelos povos da antiguidade; perceber através da Escola Clássica as contribuições de Taylor Fayol; identificar, a partir dos autores Senge, Argyris, Cyert e outros, como ocorre o processo de aprendizagem organizacional; realizar uma síntese do conhecimento da antiguidade até a atualidade. Este trabalho trata da Aprendizagem Organizacional como tema central. Na primeira parte, destacamse as Raízes da Administração, enfocando as contribuições oferecidas por diversos povos da antiguidade para uma melhor compreensão da Aprendizagem Organizacional. Destacar-se-á, também, os impactos causados pela Revolução Industrial na Administração. Além disso, mostrar-se-á a influência exercida pela Escola Clássica de Administração, o ponto de vista de Max Weber sobre a Burocracia, passando pelo Modelo Japonês de Administração, pelo Sistema Toyota de Produção, evidenciando o Pensamento Sistêmico de Senge. E finalmente, falar-se-á sobre a Administração Participativa e Holística. Na segunda parte, tratar-se-á da Aprendizagem Organizacional no período contemporâneo, da Quinta Disciplina como Marco da Aprendizagem Organizacional segundo Peter Senge. Na seqüência, destacar-se-á a Aprendizagem Organizacional segundo Chris Argyris e Schon, a Abordagem Organizacional segundo Cyert e March. Na terceira parte, realiza-se uma síntese e análise da evolução no processo de aprendizagem organizacional, destacando-se a Administração Científica e as Contribuições Contemporâneas. Na conclusão estão contidos os resultados deste trabalho.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:04:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20174917.pdf.txt: 108920 bytes, checksum: 0e1a154666b11f1a615892e38bc90e88 (MD5) 20174917.pdf: 766634 bytes, checksum: 461728c5bbeb6baee1e23adfc8a3585b (MD5) Previous issue date: 2005-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA evolução histórica do processo de aprendizagem organizacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-01pt_BR
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