Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/812
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPontes, Henrique José Libâniopt_BR
dc.contributor.authorNobre, Ana Kelly Cavalcantept_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:19:48Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:04:50Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:19:48Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:04:50Z-
dc.date.issued2005-01pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/812-
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido de maneira a analisar a metodologia de uma ferramenta que com tão pouco tempo de existência vem obtendo cada dia mais relevância dentro do ambiente estratégico das organizações, o Balanced Scorecard. No Brasil, observa-se a sua recente expansão com implementações em empresas como Petrobrás, Siemens do Brasil, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Embrapa, Cia Suzano de Papel e Celulose (Internet), entre outros. O tema deste estudo foi delimitando de forma que sua evolução discorresse sobre a implementação e o controle da estratégia organizacional com a utilização do Balanced Scorecard. O conteúdo teórico foi desenvolvido com base nos conceitos existentes sobre estratégia, pensamento estratégico, implementação e controle estratégico e a abordagem prática desenvolvida com base na experiência disponibilizada por algumas organizações como a Siemens do Brasil que passaram pelo processo de implementação da estratégia utilizando como ferramenta o Balanced Scorecard, e em casos relatados por estudiosos da aplicação do Balanced Scorecard em empresas brasileiras. Foi realizada comparação com outras ferramentas tais como controle por critérios de desempenho multinível, retorno sobre investimento, classificação z, custeio baseado em atividades, seis sigma e tableau de bord, e verificou-se que à exceção do tableau de bord, o Balanced Scorecard apresenta de fato inovações. Apresentada a metodologia em que o Balanced Scorecard quem possui em sua estrutura quatro perspectivas, que buscam a geração de valor para a organização, observando aspectos financeiros e não financeiros. Conceituou-se os indicadores de desempenho e o alinhamento estratégico. Foram abordados os pontos positivos do Balanced Scorecard na implementação e no controle das estratégias organizacionais, assim como, identificadas algumas desvantagens do método.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:04:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20237660.pdf.txt: 146059 bytes, checksum: ce3740de0467ee69890a310e0f5ae695 (MD5) 20237660.pdf: 407069 bytes, checksum: 29f35a29cfb0541ed7ced622af85ab65 (MD5) Previous issue date: 2005-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleImplementação e controle da estratégia empresarialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-01pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20237660.pdf397.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.