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dc.contributor.advisorReis, Homero Barbosapt_BR
dc.contributor.authorSantana, Anisia Patrícia Gomespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:19:54Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:04:52Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:19:54Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:04:52Z-
dc.date.issued2005-01pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/823-
dc.description.abstractEssa monografia tem como objetivo o estudo do modelo de Empresa Familiar sob o aspecto da sucessão, profissionalização e conflitos entre familiares neste tipo de empresa, além de abordar temas como a importância do Conselho de Administração e as características de algumas empresas de sucesso no mercado brasileiro que conseguiram chegar à terceira geração. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo histórico das Empresas Familiares, quais sejam: Grupo Odebrecht e Pão-de-Açúcar com enfoque em como as empresas enfrentaram a administração de conflitos, o planejamento sucessório e a profissionalização. Constatou-se que, para o sucesso das empresas estudadas são realizadas ações com o escopo precípuo de planejar antecipadamente o processo sucessório, visando criar estratégias para o sucesso da transição de gerações, contribuindo para viabilizar a continuidade do empreendimento e o sobrenome da família. Além do sucesso da empresa estar relacionado com os processos de sucessão, profissionalização e resolução dos conflitos não há uma solução geral para todas as empresas familiares, o que há são etapas as quais devem ser superadas com estruturação, planejamento e abertura para todos os membros da família. Essa pesquisa permitiu perceber que é característica do homem estar em constantes conflitos, os quais podem ser para disputa de poder como foi visto nos exemplos estudados. Observou-se, também, nas empresas familiares que muitas acabam desaparecendo no momento em que se inicia a sucessão, porque não existiu um planejamento adequado.Por meio dessas evidências espera-se ampliar o nível de conhecimento sobre esse tipo de organização, construindo uma base consistente sobre o tema.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20251059.pdf.txt: 164575 bytes, checksum: 96f4265f05e734d475f289b5591373e1 (MD5) 20251059.pdf: 330272 bytes, checksum: 92986ab002b192c6a5ca6d7eb00f2ce9 (MD5) Previous issue date: 2005-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNegócios em famíliapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-01pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

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