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dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Adriana Marquespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:21:54Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:05:01Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:21:54Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:05:01Z-
dc.date.issued2006-07pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/859-
dc.description.abstractA presente monografia trata da gestão de pessoas por competências e do mapeamento das competências necessário para implantar este modelo. A gestão de pessoas por competências é uma ferramenta utilizada pelas organizações para melhorar a forma de conceber e lidar com as pessoas dentro da organização e com isso proporcionar seu engajamento nas estratégias melhorando o relacionamento deste setor com as demais áreas. O objetivo geral desta monografia foi o de analisar a relação entre o diagnóstico das competências gerenciais existentes no TCU e o oferecimento de treinamentos. Tal objetivo foi alcançado por meio da análise documental aos folders, cartilhas, panfletos e documentos referentes ao projeto de implantação da gestão de pessoas por competências no TCU, que foram consultados. O objetivo geral permitiu compreender que no caso do TCU, que definiu quais as competências de liderança e gestão necessárias para atingir as estratégias organizacionais e mapeou as mesmas nos perfis dos gerentes do Tribunal, o oferecimento de programas de desenvolvimento torna-se mais apropriado, já que visam se antecipar às demandas de treinamentos necessárias para melhorar o grau de competências existentes no nível gerencial. O Tribunal, com o uso dessa ferramenta, passa a ter uma ação proativa para promover o desenvolvimento de seu pessoal. A bibliografia consultada neste trabalho permitiu perceber que a implantação da gestão de pessoas por competências no Tribunal segue a teoria apresentada, utilizando-se o conceito de competência que conflui para a agregação de valor, aos conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional possui para disponibilizar resultados para sua empresa. A utilização desse conceito é importante para que as organizações possam promover o desenvolvimento e capacitação de seus profissionais e os mesmos se tornam aptos a responder às demandas da competitividade do século XXI.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:05:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20301006.pdf.txt: 85916 bytes, checksum: 4ab3f48b5ce0ddcc047ce20b70867e14 (MD5) 20301006.pdf: 234086 bytes, checksum: 24a1e329e8dac8f8b4f90c2ef9f8025a (MD5) Previous issue date: 2006-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de pessoas por competência-
dc.subjectMapeamento de competência-
dc.subjectTreinamento-
dc.titleGestão de pessoas por competências: mapeamento das competências gerenciais: caso TCUpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-07pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

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