Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Joanna Maia Carneiro dapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:22:59Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:05:16Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:22:59Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:05:16Z-
dc.date.issued2008-07pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//123456789/948-
dc.description.abstractNa década de 50, Eric Trist iniciou alguns estudos sobre qualidade de vida no trabalho, mas foi na década de 90 que este tema tomou uma abordagem mais ampla e de uma forma mais genérica. Porém, por se tratar de um assunto atual ele ainda não possui uma definição comum a todas as pessoas. Esta monografia procurou, por meio de uma pesquisa exploratória, analisar a motivação e a qualidade de vida no trabalho dos funcionários do SERPRO. O objetivo geral foi verificar se a qualidade de vida no trabalho pode gerar motivação nos funcionários do SERPRO. Conceituou-se motivação e qualidade de vida no trabalho, comparou-se os dois conceitos e entrevistaram-se alguns funcionários a fim de se conseguir relacionar teoria e prática. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e utilizou-se como técnicas de pesquisa a realização de entrevistas com funcionários da empresa. A entrevista foi composta de nove perguntas sobre os temas relacionados. Como embasamento teórico a monografia destaca alguns fatores importantes como conceitos de autores diferentes acerca dos temas QVT e Motivação, algumas teorias e modelos, além de uma comparação entre os dois temas. Na análise dos dados algumas considerações foram feitas e foi constatado que, para os funcionários do SERPRO, a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à  motivação. Assim, foi possível sugerir que por meio de um programa de qualidade de vida no trabalho, bem como uma interação maior entre o funcionário e a empresa, é possível que o funcionário se torne mais motivado e, assim, produza mais, aumentando sua auto-estima, sendo mais valorizado, e consequentemente, gerando maiores lucros para a empresa.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:05:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20451270.pdf.txt: 64022 bytes, checksum: 28277be430bbf9443bb6502b902963de (MD5) 20451270.pdf: 545317 bytes, checksum: f370359fbd59ea912a5819421e2f1d26 (MD5) Previous issue date: 2008-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
dc.subjectMotivação-
dc.subjectSerpro-
dc.titleA influência da qualidade de vida no trabalho na motivação dos funcionários do Serpropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-07pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20451270.pdf532.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.