Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGagliardi, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorMoura, André De Campos Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:22:37Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:05:21Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:22:37Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:05:21Z-
dc.date.issued2009-07pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/976-
dc.description.abstractA gestão de qualidade total implica em um grupo seqüencial ou não de atividades e de modernas concepções na administração de empresas. Muitas são as versões de normas ISO 9000 que indicam uma maneira de se trabalhar que busque por melhorias contínuas, por meio da abordagem sistêmica de processos indicando os fatores fundamentais nessa abordagem. Para a concepção de Gestão de Qualidade Total é necessário, sobretudo, o monitoramento das ações dentro da empresa, com foco no atendimento aos clientes, melhoria dos produtos, processos e do próprio sistema de qualidade. O uso de indicadores é uma das formas de se medir e avaliar a qualidade dos serviços e produtos ofertados por uma empresa. No ramo da construção civil, no entanto, há um sistema específico, o certificado PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat -, que é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados internacionalmente. A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Para alcançar então os objetivos propostos, a empresa - objeto de estudo neste trabalho -, deve envolver um conjunto de ações, entre as quais se destacam: constante avaliação mediante auditorias, melhoria da qualidade de serviços, produtos, e qualificação/capacitação de equipe (do engenheiro á mão-de-obra braçal nos canteiros de obra), normalização técnica, comunicação com o cliente externo e equipe interna. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo é o de permanecer no mercado competitivo e galgar maior espaço e reconhecimento no ramo da construção civil.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:05:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20450061.pdf.txt: 80243 bytes, checksum: 8d7b9575440dfd460bf96e12724846bc (MD5) 20450061.pdf: 471778 bytes, checksum: 83859d3f5aaa7dea21f71cd43dce2b93 (MD5) Previous issue date: 2009-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGestão de qualidade total: estudo de caso numa empresa de engenharia civilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-07pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20450061.pdf460.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.