Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueira-
dc.contributor.authorRisuenho, Iana Holanda-
dc.date.accessioned2016-12-14T18:46:10Z-
dc.date.available2016-12-14T18:46:10Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRISUENHO, Iana Holanda. Branding: caso Banco do Brasil. 2008. 42 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10001-
dc.description.abstractO tema desta monografia é marcas, a mesma teve como objetivo geral analisar o processo de construção da marca Banco do Brasil e as medidas tomadas para que ela se mantenha sempre atualizada. Com o intuito de alcançar este objetivo, realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica tendo por finalidade a construção da base teórica do trabalho, para que posteriormente fosse possível confrontar o encontrado na teoria com os procedimentos realizados na prática pela empresa Banco do Brasil para a construção e a manutenção de sua marca. A marca Banco do Brasil é considerada, por muitas pesquisas, como uma das mais fortes do mercado brasileiro, tornando-se este um dos principais motivos da escolha desta para a realização do estudo de caso. Por meio da comparação dos procedimentos sugeridos pela teoria com os realizados na prática pelo Banco do Brasil, foi possível observar grande convergência entre estes. Dos cinco principais processos apontados, pelos autores pesquisados, como fundamentais na construção e na manutenção de marcas, quatro deles foram realizados pela empresa pesquisada, foram estes: o posicionamento da marca, a imagem de marca, o símbolo e design, e o brand equity. O único procedimento que não pôde ser verificado na prática foi com relação à escolha do nome da marca. Isto pode ser atribuído ao fato de a mesma ter sido fundada em um período onde não havia muita preocupação com relação às marcas, devido a não haver muitas no mercado; pode estar relacionado também ao fato de a empresa na época em que foi instituída, há 200 anos, não possuir concorrentes diretos no mercado brasileiro. Portanto, é possível perceber que as prescrições sugeridas pelos autores pesquisados são de grande relevância para a construção de uma marca forte no mercado, tendo por base a instituição pesquisada. Observa-se também a preocupação por parte do Banco do Brasil em fazer com que todos os seus colaboradores participem ativamente do processo de construção e de manutenção da marca BB, pois a mesma acredita serem estes os principais responsáveis por comunicá-la ao mercado. A partir desta visão de gerenciamento de marca apresentada pelo Banco do Brasil, nota-se que a instituição consegue transmitir para seu público características e mensagens da marca de maneira mais uniforme, fortalecendo esta cada vez mais. Para a construção desta monografia foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. As informações que permitiram a construção do estudo de caso foram obtidas por meio de: materiais publicados no site da instituição; documentos enviados por e-mail pelos colaboradores da empresa; revista Isto é Dinheiro, de junho de 2008; além de uma entrevista estruturada, realizada por e-mail com o gerente de marketing da empresa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-09-29T19:33:33Z No. of bitstreams: 1 20601241.pdf: 290051 bytes, checksum: c19046dc8cc2b740d6c04b400953dd80 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-14T18:46:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20601241.pdf: 290051 bytes, checksum: c19046dc8cc2b740d6c04b400953dd80 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-14T18:46:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20601241.pdf: 290051 bytes, checksum: c19046dc8cc2b740d6c04b400953dd80 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.titleBranding: caso Banco do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20601241.pdf283.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.