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dc.contributor.advisorReis, Homero Barbosa-
dc.contributor.authorGalvão, Hadamson Kesede Silva-
dc.date.accessioned2016-12-15T16:28:13Z-
dc.date.available2016-12-15T16:28:13Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.citationGALVÃO, Hadamson Kesede Silva. A inteligência competitiva como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico. 2009. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10022-
dc.description.abstractA presente monografia trata das ferramentas da inteligência como apoio a formação do planejamento estratégico. Desde o começo do século XXI, a competitividade vem aumentando muito entre as organizações, e o as mudanças que ocorrem em seu meio são de forma rápida e causam ameaças e oportunidades. O planejamento estratégico é processo de elaborar a estratégia da empresa, definindo a relação entre a organização e meio ambiente. Nesse contexto surge a inteligência competitiva, que é um programa sistemático de coleta e analise da informação sobre atividades dos concorrentes e as mudanças do ambiente externo. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como a inteligência competitiva vai apoiar a formação de um plano estratégico de uma empresa. Para tal, foi utilizada pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo bibliográfico. Buscando responder os objetivos específicos: apresentar os conceitos e modelos teóricos de inteligência competitiva e planejamento estratégico de acordo com a literatura específica; analisar a relação da inteligência competitiva com o planejamento estratégico e verificar se existe a contribuição de inteligência competitiva com o planejamento estratégico. Com a discussão foi verificado que a inteligência competitiva apóia o planejamento estratégico no nível de análise do ambiente externo e do ambiente competitivo (concorrentes e suas estratégias do mercado, análise FOFA, forças setoriais). Assim percebe-se, a limitação de sua contribuição, onde o estudo das forças internas não é subsidiado pela inteligência competitiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-21T17:48:16Z No. of bitstreams: 1 20702227.pdf: 1014817 bytes, checksum: 7f955d8561c7f9defa5f0e8536943517 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T16:28:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20702227.pdf: 1014817 bytes, checksum: 7f955d8561c7f9defa5f0e8536943517 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-15T16:28:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20702227.pdf: 1014817 bytes, checksum: 7f955d8561c7f9defa5f0e8536943517 (MD5) Previous issue date: 2009-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSistema de inteligênciapt_BR
dc.titleA inteligência competitiva como ferramenta de apoio ao planejamento estratégicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-11-
Appears in Collections:ADM - Graduação

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