Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuedes, Gilberto Gomes-
dc.contributor.authorGrattapaglia, Fabio-
dc.date.accessioned2016-12-15T22:05:23Z-
dc.date.available2016-12-15T22:05:23Z-
dc.date.issued2010-11-11-
dc.identifier.citationGRATTAPAGLIA, Fabio. A internacionalização das empresas brasileiras: uma aplicação do benchmarking. 2010. 32 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10059-
dc.description.abstractO crescente desenvolvimento do Brasil depende da expansão de suas empresas através do processo de internacionalização. Este artigo pretende demonstrar a importância desse processo, e auxiliar as organizações brasileiras a seguir esse rumo por meio da ferramenta de benchmarking. A questão que norteia essa pesquisa é como o benchmarking pode ser utilizado como ferramenta no auxílio do processo de internacionalização das empresas brasileiras. Para isso foram estabelecidos cinco objetivos específicos que foram atingidos durante três etapas do trabalho: embasamento teórico, que informou as principais teorias sobre internacionalização e benchmarking, apresentação dos dados, que demonstrou os casos de internacionalização da Marcopolo, Gerdau e Embraer e a análise dos dados, que analisou cada caso e aplicou a ferramenta de benchmarking na internacionalização, cruzando os casos com as teorias. Enfim, verificou-se que o benchmarking é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de internacionalização, principalmente solucionando os problemas das empresas brasileiras que sofrem de carências de informações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-26T16:41:43Z No. of bitstreams: 1 20750400.pdf: 250277 bytes, checksum: d31971d2c183b614c27faed0fbabeaf6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T22:05:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20750400.pdf: 250277 bytes, checksum: d31971d2c183b614c27faed0fbabeaf6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-15T22:05:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20750400.pdf: 250277 bytes, checksum: d31971d2c183b614c27faed0fbabeaf6 (MD5) Previous issue date: 2010-11-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.titleA internacionalização das empresas brasileiras: uma aplicação do benchmarkingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2010-11-11-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20750400.pdf244.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.