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dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueira-
dc.contributor.authorBraga, Leonardo Santos da Cunha-
dc.date.accessioned2016-12-15T22:44:42Z-
dc.date.available2016-12-15T22:44:42Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBRAGA, Leonardo Santos da Cunha. Marketing de relacionamento. 2005. 56 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10070-
dc.description.abstractO marketing, palavra derivada do inglês market, teve seu início na década de 20, porém praticamente não era exercido, tendo em vista que a orientação das empresas na época era voltada somente para a produção, pois tudo que era produzido era vendido. Entre 1925 e 1950, na maioria das nações desenvolvidas a preocupação era com o escoamento dos excedentes da produção, e as empresas apostavam nos anúncios de seus produtos na expectativa de que os consumidores comprassem os mesmos. Na década de 50, após a Segunda Guerra Mundial, houve um aumento da população mundial e a melhoria de suas condições econômicas, provocando um aumento do mercado consumidor e ainda um desejo de consumir, desencadeando a era do marketing. O desenvolvimento da tecnologia, a Internet e o comércio eletrônico influenciaram e mudaram os hábitos de consumo; pode-se comprar praticamente tudo através do computador e sem sair de casa. Esta comodidade aumenta ainda mais o desejo e a facilidade de se consumir bens ou serviços. Também se observa este comportamento consumista no setor de telefonia celular, onde novos serviços oferecidos e modernos modelos de aparelhos telefônicos substituem os antigos, colaborando para o rápido crescimento do setor. Este trabalho tem como objetivo geral, avaliar o perfil deste cliente. Utilizando-se do método dedutivo e de uma pesquisa de campo realizada com uma amostra aleatória simples, pode-se tirar conclusões acerca do perfil deste cliente e do desempenho das ferramentas do marketing. O desfecho do trabalho revela que as empresas conseguem, através das estratégias de marketing, conquistar seus clientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Barros (camila.barros@uniceub.br) on 2016-08-02T19:46:53Z No. of bitstreams: 1 20000668.pdf: 211927 bytes, checksum: f9aa2568e1e5ac2e81ff03f60599eb64 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-15T22:44:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20000668.pdf: 211927 bytes, checksum: f9aa2568e1e5ac2e81ff03f60599eb64 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMarketing de relacionamentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:ADM - Graduação

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