Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastelo Branco, Gabriel-
dc.contributor.authorMendes, Renato Nova da Costa-
dc.date.accessioned2016-12-15T23:13:46Z-
dc.date.available2016-12-15T23:13:46Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationMENDES, Renato Nova da Costa. A aplicação do sistema Lean no ambiente de serviços: um estudo de caso na empresa Microtécnica. 2010. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10078-
dc.description.abstractO trabalho se caracteriza pelo estudo do caso na empresa Microtécnica, que opera com locação de equipamentos áudio-visuais e de informática. A pesquisa teve como objetivo analisar quais as mudanças pela aplicação do sistema Lean de produção. Caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa e foi realizada através de observação assistemática. A teoria base apresenta o sistema Lean, que é conhecido também como sistema Toyota ou ainda sistema enxuto, é um método que busca o aprimoramento contínuo da organização através do envolvimento de todos e da eliminação de perdas. Está ligado a diversas técnicas, dentre elas o just-in-time, kanban, jidoka, 5S´s e kaizen, que devem acontecer de maneira integrada para o sucesso do sistema, podendo ainda se utilizar de ERP para tal integração. A aplicação do sistema na Microtécnica permitiu a análise do envolvimento dos colaboradores em cada atividade e também a análise da demanda que motivou a adequação de alguns processos. Além disso, cálculos de takt time foram realizados e motivaram várias mudanças no cenário da empresa após a aplicação do sistema impulsionado pela produção puxada. Os resultados revelam diversos aspectos positivos, ligados principalmente à otimização dos tempos e custos. A agenda de pesquisa sugere estudos quantitativos no mesmo ambiente e também a avaliação da visão dos colaboradores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-27T18:38:46Z No. of bitstreams: 1 20622010.pdf: 962985 bytes, checksum: e523284c3149cf6d78a878347904adc3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T23:13:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20622010.pdf: 962985 bytes, checksum: e523284c3149cf6d78a878347904adc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-15T23:13:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20622010.pdf: 962985 bytes, checksum: e523284c3149cf6d78a878347904adc3 (MD5) Previous issue date: 2010-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectServiçopt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectJst-in-timept_BR
dc.subjectKanbanpt_BR
dc.subjectJidokapt_BR
dc.subjectKaizenpt_BR
dc.titleA aplicação do sistema Lean no ambiente de serviços: um estudo de caso na empresa Microtécnicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010-06-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20622010.pdf940.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.