Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Homero Barbosa-
dc.contributor.authorOliveira, Nilce Leite-
dc.date.accessioned2016-12-15T23:32:48Z-
dc.date.available2016-12-15T23:32:48Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nilce Leite. Universidade corporativa: o que motiva a sua implantação?. 2009. 35 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10082-
dc.description.abstractAs constantes transformações no ambiente de negócios sejam pelo surgimento de novas tecnologias, sejam pela exigência de mais qualidade em produtos e serviços, ou pelo crescimento da população, entre outros aspectos, exigem das organizações adaptarem-se para se manterem no mercado. Para essas organizações, não é suficiente treinar seus funcionários para desempenharem funções, elas necessitam que toda a sua cadeia de valor esteja em constante aprendizagem e essa deve estar alinhada com a visão, missão, valores e estratégias da empresa. Daí o grande interesse das organizações na criação de suas Universidades Corporativas, como instrumento de base ao desenvolvimento continuado das pessoas ligadas a elas. É principalmente com o objetivo de identificar e analisar as motivações das organizações para a criação de suas Universidades Corporativas que se parte para a realização desta pesquisa. Para explorar esse assunto, foram pesquisadas e analisadas algumas obras literárias, mas, tratando-se de um tema relativamente novo, basicamente, as considerações existentes a respeito do conceito de Universidade Corporativa, são fundamentadas na autora americana Jeanne Meister e na professora brasileira Marisa Éboli. No desenrolar do trabalho, primeiramente é apresentada a necessidade das organizações se adaptarem as mudanças para se tornarem mais competitivas. Em seguida discorre-se sobre a educação nas organizações como um assunto que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. Logo adiante se aborda sobre a Universidade Corporativa propriamente dita: sua importância, objetivos, estrutura, público alvo, programas educacionais e parceiros de aprendizagem. Nos dois últimos tópicos aborda-se sobre o papel da universidade corporativa na gestão por competências e na gestão do conhecimento. A conclusão a que se chega com esta pesquisa é que as empresas que já implantaram suas universidades corporativas são mais competitivas. A teoria analisada deixa clara a tendência de que todas as organizações implantem suas Universidades Corporativas como uma fonte de vantagem competitiva, sob pena de não continuarem no mercado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-18T18:04:17Z No. of bitstreams: 1 20651104.pdf: 138347 bytes, checksum: 815698dc6b57c1cb274c74afab15e74a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T23:32:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20651104.pdf: 138347 bytes, checksum: 815698dc6b57c1cb274c74afab15e74a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-15T23:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20651104.pdf: 138347 bytes, checksum: 815698dc6b57c1cb274c74afab15e74a (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade corporativapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleUniversidade corporativa: o que motiva a sua implantação?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20651104.pdf135.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.