Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrão, Mariângela-
dc.contributor.authorAzevedo, Maria da Conceição Chagas de-
dc.date.accessioned2016-12-16T12:10:56Z-
dc.date.available2016-12-16T12:10:56Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Maria da Conceição Chagas de. A influência do estilo de liderança no desempenho e satisfação dos liderados sob a percepção desses. 2009. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10100-
dc.description.abstractEssa pesquisa tratou do estudo de caso na empresa Imobiliária Beiramar Imóveis em Taguatinga-DF, e se propôs a investigar as variáveis que envolvem a relação de liderança entre gestores e colaboradores da empresa, mais especificamente nos departamentos: comercial; administrativo; financeiro; marketing e recursos humanos. A pesquisa visou identificar os estilos de liderança desses gestores e a influência por eles exercida sobre seus colaboradores. Buscou-se ainda, investigar de que forma os funcionários percebem a liderança de seus chefes, se essa liderança conduz ao melhor desempenho e satisfação deles (funcionários) e quais ações deveriam ser adotadas pelo líder, do ponto de vista do liderado, para maximizar a satisfação e a produtividade. Por meio do embasamento teórico, apresentou-se conceitos, características e alguns modelos de liderança, discorreu-se sobre comportamento organizacional, estilos de liderança, competências do líder, motivação e desempenho dos liderados. Nesse estudo de caso optou-se pela pesquisa qualitativa com o método exploratório, aplicando-se um questionário, com 15 perguntas (a maioria fechadas) relacionadas ao assunto em questão, cujos dados após tabulados, embasaram a análise e discussão. Concluiu-se que nem todos os fatores de motivação preconizados na literatura se mostraram eficazes para a geração de motivação. Concluiu-se também que o estilo bidimensional de liderança seria o mais eficaz para o perfil de liderados observado e ainda que é necessário reavaliar os métodos de cobrança de produtividade da empresa, dado que a excessiva pressão sobre parte dos funcionários é forte fator de desmotivação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-26T18:51:48Z No. of bitstreams: 1 20600644.pdf: 1703992 bytes, checksum: c598434b0824102f57b0ea7711b0f4a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-16T12:10:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20600644.pdf: 1703992 bytes, checksum: c598434b0824102f57b0ea7711b0f4a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-16T12:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20600644.pdf: 1703992 bytes, checksum: c598434b0824102f57b0ea7711b0f4a5 (MD5) Previous issue date: 2009-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstilos de liderançapt_BR
dc.subjectInfluência da liderançapt_BR
dc.subjectDesempenho e satisfaçãopt_BR
dc.subjectPercepção do liderado sobre a liderançapt_BR
dc.titleA influência do estilo de liderança no desempenho e satisfação dos liderados sob a percepção dessespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-07-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20600644.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.