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dc.contributor.authorRego, Ana Paula Costa-
dc.date.accessioned2017-03-10T17:36:00Z-
dc.date.available2017-03-10T17:36:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationREGO, Ana Paula Costa. Loucos uns pelos outros: o desafio do processo de empoderamento no CAPs. 2016. 51 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10322-
dc.description.abstractEsta monografia teve por objetivo refletir criticamente acerca da experiência de estágio profissional da autora, graduanda em psicologia, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Distrito Federal. A intervenção proposta pela estagiária, alinhada aos preceitos da reforma psiquiátrica e da desinstitucionalização, consistiu na realização de um curso de jardinagem e paisagismo para os usuários do CAPS, com duração de três meses, duas vezes por semana, duas horas por dia, perfazendo um total de vinte e quatro encontros, com possibilidade de certificação. Realizou-se busca ativa de um profissional de jardinagem no território para ministrar o curso. Utilizou-se de estratégia de investigação que consistiu em criar um campo de participação observante da autora com uso de diários de campo reflexivos que serviram de base à posterior análise. A proposta pareceu eficaz, uma vez que permitiu aos usuários participar na comunidade como profissionais certificados, o que favoreceu o processo de empoderamento destes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-08T17:41:55Z No. of bitstreams: 1 20781193.pdf: 605701 bytes, checksum: 87f17cc1fb5d538e19c58cf9ec940bdb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-10T17:36:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20781193.pdf: 605701 bytes, checksum: 87f17cc1fb5d538e19c58cf9ec940bdb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-10T17:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20781193.pdf: 605701 bytes, checksum: 87f17cc1fb5d538e19c58cf9ec940bdb (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCAPSpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectExperiência de estágiopt_BR
dc.subjectDesinstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectCAPSpt_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.subjectInternship experiencept_BR
dc.subjectDeinstitutionalizationpt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.titleLoucos uns pelos outros: o desafio do processo de empoderamento no CAPSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorBizerril Neto, Josépt_BR
dc.description.notasThe purpose of this paper is to critically reflec t on the author’s professional internship experience, as an undergraduate student in Psychology, at a Center for Psychosocial Care (CAPS) in the Federal District, Brazil. The intervention proposed by the trainee, in line with the principles of the psychiatric reform and deinstitutionalization, consisted of a three - month gardening and landscaping course for CAPS users, being held twice a week, two hours a day, wit h a total of twenty -four meetings, which includ ed the possibility of certification. An active search was conducted in the territory in order to find a professional gardener to teach the course. A research strategy was designed to create a participant observation field for the author with the use of reflective field journals which served as a database for subsequent analysis. The proposal seemed effective since it allowed users to participate in the community as certified professionals, which avored the ir process of empowerment.pt_BR
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