Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10343
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paula, Luciana Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-13T19:49:40Z | - |
dc.date.available | 2017-03-13T19:49:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Luciana Dantas de. Gênero, sexualidade e diversidade na perspectiva de psicólogos/as escolares. 2016. 75 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10343 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as crenças de psicólogos/as escolares, que atuam no Ensino Fundamental II e/ou no Ensino Médio, sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Participaram do estudo 6 psicólogos/as escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas de forma integrada à utilização de imagens pré-selecionadas. Percebeu-se que os/as psicólogos/as escolares entrevistados/as são sensíveis às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Eles/as trouxeram sugestões relevantes no que tange às possibilidades de projetos de intervenção. No entanto, ainda percebe-se sexismo, e LGBTfobia na escola. O mais preocupante é que, muitas vezes, esses preconceitos são manifestados pelos/as próprios/as docentes. Portanto, é imprescindível que as instituições de ensino superior se comprometam com a inserção dessas temáticas na grade curricular obrigatória dos cursos de licenciatura, voltados para a formação de professores/as, bem como dos cursos de psicologia. Pois, para que o/a psicólogo/a escolar possa desenvolver um trabalho consistente voltado à formação continuada dos/as professores/as envolvendo a discussão desses temas, ele/a precisa desse suporte em sua própria formação em psicologia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-08T20:43:41Z No. of bitstreams: 1 21116341.pdf: 10072055 bytes, checksum: cf34d2be6b59be797e476799c4eb4280 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-13T19:49:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21116341.pdf: 10072055 bytes, checksum: cf34d2be6b59be797e476799c4eb4280 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-13T19:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21116341.pdf: 10072055 bytes, checksum: cf34d2be6b59be797e476799c4eb4280 (MD5) Previous issue date: 2016-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Gênero, sexualidade e diversidade na perspectiva de psicólogos/as escolares | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-12 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21116341.pdf | 9.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.