Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Luciana Dantas de-
dc.date.accessioned2017-03-13T19:49:40Z-
dc.date.available2017-03-13T19:49:40Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationPAULA, Luciana Dantas de. Gênero, sexualidade e diversidade na perspectiva de psicólogos/as escolares. 2016. 75 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10343-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar as crenças de psicólogos/as escolares, que atuam no Ensino Fundamental II e/ou no Ensino Médio, sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Participaram do estudo 6 psicólogos/as escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas de forma integrada à utilização de imagens pré-selecionadas. Percebeu-se que os/as psicólogos/as escolares entrevistados/as são sensíveis às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Eles/as trouxeram sugestões relevantes no que tange às possibilidades de projetos de intervenção. No entanto, ainda percebe-se sexismo, e LGBTfobia na escola. O mais preocupante é que, muitas vezes, esses preconceitos são manifestados pelos/as próprios/as docentes. Portanto, é imprescindível que as instituições de ensino superior se comprometam com a inserção dessas temáticas na grade curricular obrigatória dos cursos de licenciatura, voltados para a formação de professores/as, bem como dos cursos de psicologia. Pois, para que o/a psicólogo/a escolar possa desenvolver um trabalho consistente voltado à formação continuada dos/as professores/as envolvendo a discussão desses temas, ele/a precisa desse suporte em sua própria formação em psicologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-08T20:43:41Z No. of bitstreams: 1 21116341.pdf: 10072055 bytes, checksum: cf34d2be6b59be797e476799c4eb4280 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-13T19:49:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21116341.pdf: 10072055 bytes, checksum: cf34d2be6b59be797e476799c4eb4280 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-13T19:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21116341.pdf: 10072055 bytes, checksum: cf34d2be6b59be797e476799c4eb4280 (MD5) Previous issue date: 2016-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleGênero, sexualidade e diversidade na perspectiva de psicólogos/as escolarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-12-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21116341.pdf9.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.