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dc.contributor.authorMoreno, Denise-
dc.date.accessioned2017-03-15T19:42:48Z-
dc.date.available2017-03-15T19:42:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMORENO, Denise. O hibridismo dos gêneros discursivos: uma tendência que tem afetado o discurso atual. 2006. 158 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10371-
dc.description.abstractNeste trabalho pretende-se analisar uma manifestação lingüístico-discursiva, portadora de uma grande força comunicativa, presente na mistura de dois gêneros discursivos: a reportagem e a publicidade. A pesquisa tem como objetivo principal investigar a construção do hibridismo de gêneros textuais na matéria jornalística da revista Época, nº 407, de 6 de março de 2006, e como o leitor interpreta a construção de sentido da matéria. Outro aspecto da pesquisa a ser investigado é o modo como um gênero textual em outro modelo de gênero pode representar uma mudança ou transformação nas ordens do discurso contemporâneas, por meio de dois aspectos discursivos relevantes no texto jornalístico, a interdiscursividade e a intertextualidade. O embasamento teórico apoiou-se nos estudos de gêneros textuais, propostos por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002) e na proposta de Fairclough (2001) e de Chouliaraki e Fairclough (1999) sobre análise do discurso crítica e teoria social do discurso. Optou-se, como base metodológica, pela pesquisa qualitativa de Bauer, Gaskell e Allum(2005), sendo aplicada a entrevista semi-estruturada para consulta sobre como o leitor interpreta o texto do corpus. E para análise dos dados foi usada a proposta de análise do discurso crítica de Chouliaraki e Fairclough (1999). Na conclusão da análise, foi verificado que o hibridismo se manifestou pela combinação dos gêneros reportagem e publicidade e pela multimodalidade de elementos lingüísticos operantes na matéria. Constatou-se também que os entrevistados reconheceram mais os traços lingüísticos da publicidade do que os da reportagem, confirmando que o objetivo da estratégia comunicativa da matéria jornalística híbrida foi atingido pelo produtor textual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-15T18:49:29Z No. of bitstreams: 1 50502003.pdf: 289396 bytes, checksum: dfae8edf3a3e3a53b0a4792a9392ac39 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectIntertextualidade e interdiscursividadept_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectText genrespt_BR
dc.subjectHybridizationpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectInterdiscusivitypt_BR
dc.titleO hibridismo dos gêneros discursivos: uma tendência que tem afetado o discurso atualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.identifier.orientadorLeal, Maria Christina Dinizpt_BR
dc.description.notasThis work intends to analyze a linguistic-discursive manifestation, carrier of a great talkative force, present in the mixture of two genres of discursive: the reportage and the publicity. The main objective of this research is to investigate the construction of the hybridization text genre in the journalistic matter of the magazine Época, number 407, on March 6Th, 2006, and how the reader interprets the construction of sense of the journalistic matter. Another aspect of the following research to be investigated is the way as a text genre in another model can represent a change or transformation in the orders of the contemporaries discourse, through two important discursive aspects in the journalistic text, the interdiscursivity and the intertextuality. The theoretical base is supported in the studies of text genres, proposed by Bakhtin (2003), Marcuschi (2002) and in the proposal of Fairclough (2001) and of Chouliaraki and Fairclough (1999) on the critical discourse analysis and on the social theory of the discourse. It was opted, as methodological issue, for the qualitative research of Bauer, Gaskell and Allum (2005), being applied on the semi-structured interview for consultation as the reader interprets the text of the corpus. And for the data analysis was used the proposal of critical discourse analysis from Chouliaraki and Fairclough (1999). In the analysis conclusion, it was verified that the hybridization text genre manifested by the combination of the reportage and the publicity and also by the multimodality of the linguistic elements in the journalistic matter. I was observed that the interviewers recognized more the publicity issues instead of the reportage, it confirmed the strategical communicative goal of the hybridization journalistic matter was reached by the textual productor.pt_BR
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