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dc.contributor.authorOliveira, Leine de-
dc.date.accessioned2017-03-16T18:39:09Z-
dc.date.available2017-03-16T18:39:09Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leine de. Relativização do erro a partir do conceito de gênero discursivo: uma análise da revisão de folhetos publicitários. 2006. 51 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10379-
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo sobre a noção de erro no uso da língua portuguesa com base no conceito de gênero discursivo. Seu objetivo é observar a necessidade de relativização da concepção tradicional de erro e a impropriedade da aplicação incondicional das rígidas normas gramaticais da variante padrão da língua em revisão de texto. Nesse sentido, são estudados os textos publicitários Vidente do amor e Canto do oriente, ambos de autoria desconhecida, e apresentadas duas propostas de revisão, uma esteada nas regras da gramática prescritiva; outra apoiada em fundamentos lingüísticos arejados pela incorporação do social e do cultural no julgamento do certo e do errado no emprego da língua. A idéia de uso da língua como prática social, desenvolvida nos estudos sobre gênero discursivo, propiciou o surgimento de uma visão menos preconceituosa das variedades de língua ao relacionar diferentes escolhas lingüísticas ao contexto de manifestação do enunciado e ao objetivo do locutor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-16T18:33:18Z No. of bitstreams: 1 50502264.pdf: 157266 bytes, checksum: 327107c608c2f44f56e38a0691f785c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-16T18:39:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50502264.pdf: 157266 bytes, checksum: 327107c608c2f44f56e38a0691f785c3 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectRevisão de textopt_BR
dc.subjectErrorpt_BR
dc.subjectDicursive genrept_BR
dc.subjectText revisionpt_BR
dc.titleRelativização do erro a partir do concito de gênero discursivo: uma análise da revisão de folhetos publicitáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-10-
dc.description.notasThe present paper is a study about the notion of errors in the usage of Portuguese language, based on the concept of discursive genre. Its aim is to observe the need of a relative analysis of the traditional conception of error and the impropriety of unconditional application of rigid grammar rules of standard language when reviewing a text. In this sense, the advertisements Vidente do amor and Canto do oriente (Love Clairvoyant and Eastern Song) are studied -both of unknown authorship- and two proposals for revision are presented, one focused on prescriptive grammar rules, another supported by linguistic fundamentals freshened by the incorporation of social and cultural aspects to the judgement of right and wrong on the language usage. The idea of language usage as a social practice, developed on studies about discursive genre, has allowed the appearance of a less prejudiced view of language varieties when relating different linguistic choices to the enunciation context and to the speaker’s objective.pt_BR
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