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dc.contributor.advisorFerraz, Janaína de Aquino-
dc.contributor.authorSilva, Maria das Graças Araújo e-
dc.date.accessioned2017-03-16T19:21:23Z-
dc.date.available2017-03-16T19:21:23Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationSILVA, Maria das Graças Araújo e. Lula, um retrato da mídia impressa: análise dos gêneros capa e matéria de capa da revista VEJA. 2006. 81 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10380-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar um exemplar da revista Veja, que retrata o presidente Lula, com vistas a trazer à tona a intencionalidade do produtor dos signos, demonstrar como a mídia impressa construiu a imagem do presidente Lula por ocasião dos escândalos de corrupção que envolvem o governo e compreender as conseqüências das escolhas lingüísticas para formação da identidade de uma figura pública tão importante. Para tanto foram escolhidos dois gêneros distintos: capa e matéria de capa/reportagem da revista Veja. A fundamentação teórica está apoiada na Teoria Social do Discurso e na Análise de Discurso Crítica formuladas por Norman Fairclough (2001, 2003); nas estratégias ideológicas propostas por John B. Thompson (1999); na concepção do discurso semiótico apresentada por Kress e van Leeuwen (1996, 2001) e na abordagem de gêneros desvendada por Mikhail Bakhtin (1997) e Luiz Antônio Marcuschi (2005). A metodologia adotada é a das categorias analíticas propostas por Fairclough, Thompson e Kress e van Leeuwen. A análise do corpus permitiu desvelar os aspectos ideológicos na linguagem da mídia impressa que levam à formação identitária do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião dos escândalos de corrupção que envolvem o governo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-16T19:13:46Z No. of bitstreams: 1 50502324.pdf: 3021433 bytes, checksum: 08ea260e79cd56268f93d20dc01f81a3 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-16T19:21:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50502324.pdf: 3021433 bytes, checksum: 08ea260e79cd56268f93d20dc01f81a3 (MD5) Previous issue date: 2006-10en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.titleLula, um retrato da mídia impressa: análise doas gêneros capa e matéria de capa da revista VEJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-10-
dc.description.notasThis work has the objective of analyzing a copy of the magazine Veja, that portrays President Lula, with an aim to bring to the surface the intensions of the producer of the signs, show how the printed media built the image of President Lula by occasion of the scandals of corruption that involved the government and understand the consequences of the linguistic choices for the formation of the identity of such an important public figure. For such two distinct genders were chosen: cover and works of cover/article of the magazine Veja. The theoretical foundation is based on the Social Discourse Theory and on the Critical Discourse Analysis formulated by Norman Fairclough (2001, 2003); on the ideological strategies proposed by John B. Thompson (1999); on the conception of the semiotic discourse presented by Kress and van Leeuwen (1996, 2001) and on the approach of genders developed by Mikhail Bakhtin (1997) and Luiz Antonio Marcuschi (2005). The methodology adopted is the analytic categories proposed by Fairclough, Thompson and Kress and van Leeuwen. The analysis of the corpus permitted to reveal the ideological aspects in the printed media language which lead to the identity formation of President Luiz Inácio Lula da Silva, by occasion of the scandals of corruption that involved the government.pt_BR
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