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dc.contributor.advisorSilva, Francisca Cordélia Oliveira da-
dc.contributor.authorLeal, Maria de Fátima Santos-
dc.date.accessioned2017-03-16T19:28:36Z-
dc.date.available2017-03-16T19:28:36Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationLEAL, Maria de Fátima Santos. A relação intertextual entre a TV e o jornal durante horário gratuito de propaganda eleitoral - HGPE- da eleição presidencial de 2002 no segundo turno. 2006. 93 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10381-
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar a relação intertextual entre a televisão e o jornal durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral — HGPE — da eleição presidencial de 2002 no segundo turno e a influência exercida pelos meios de comunicação nos processos eleitorais e na legitimação do discurso da televisão pelo discurso do jornal no âmbito eleitoral. Em um primeiro momento serão apresentados os conceitos aqui considerados fundamentais: discurso, intertextualidade, argumentação, ideologia, mídia e representação política. A seguir será explicitada a metodologia de análise. O capítulo referente à análise é dividido nas seguintes partes: a estratégia dos candidatos e o marketing político; a influência dos meios de comunicação na construção do discurso dos candidatos; intertextualidade e leitura no texto jornalístico; a intertextualidade entre a TV e o jornal no discurso dos candidatos; análise de excertos de assuntos discutidos no HGPE e suas respectivas interpretações. É importante ressaltarmos que esta foi a eleição da informação. O volume de notícias, debates, entrevistas e comentários sobre a disputa presidencial foi tão expressivo que mesmo o cidadão menos interessado em política recebeu estímulos suficientes para despertá-lo à reflexão. E parte significativa do noticiário foi produzida a partir de resultados e interpretações das pesquisas de opinião pública, fartamente divulgadas. Essas pesquisas revelaram que o desejo de mudança em relação ao governo, preponderante na sociedade, daria o tom. Mostraram o efeito do palanque eletrônico na definição do voto. Explicitaram a disputa acirrada pela segunda colocação com alternâncias provocadas, principalmente, pela influência cada vez maior da opinião feminina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-16T19:21:29Z No. of bitstreams: 1 50502338.pdf: 384482 bytes, checksum: 52480b5d8be247febacea8cd75db65d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-16T19:28:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50502338.pdf: 384482 bytes, checksum: 52480b5d8be247febacea8cd75db65d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-16T19:28:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50502338.pdf: 384482 bytes, checksum: 52480b5d8be247febacea8cd75db65d8 (MD5) Previous issue date: 2006-10en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectPropaganda eleitoralpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.subjectElectoral propagandapt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectPoliticianpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titleA relação intertextual entre a TV e o jornaldurante horário gratuito de propaganda eleitoral-HGPE- da eleição presidencial de 2002 no segundo turnopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-10-
dc.description.notasThis work intends to analyze the intertextual relation between the television and the periodical during the Gratuitous Schedule of Electoral Propaganda - HGPE - of the presidential election of 2002 during the second rank and the influence exerted by medias in electoral processes and the legitimation of television’s discourse for the discourse of periodical in the electoral scope. At a first moment, basic concepts will be presented: discourse, intertextuality, argument, ideology, media and representation politics. After that, the methodology for analysis will be explained. The referring chapter to the analysis is divided in the following parts: the strategy of the candidates and the marketing politician; the influence of medias in the construction of candidates’ discourse; intertextuality and reading in the journalistic text; the intertextuality between the TV and the periodical in the discourse of the candidates; analysis of subjects’ excerpts argued in the HGPE and its respective interpretations. It is important to stand out that this was the election of the information. The volume of notice, debates, interviews and commentaries on the presidential dispute was so expressive that exactly the less interested citizen in politics received stimulations enough to awake its reflection. And a significant part of the reporter was produced from results and interpretations of the research of public opinion, satiated divulged. These researches had disclosed that the desire of change in relation to the government, preponderant in the society, would give the tone. They had shown the effect of “electronic stage” in the definition of vote. They had also shown the dispute incited for the second rank with provoked alternations, mainly, for the influence each bigger time of the feminine opinion.pt_BR
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