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dc.contributor.advisorAbreu, Maria Aparecida Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Noélia Maria Ribeiro da-
dc.date.accessioned2017-03-16T19:51:00Z-
dc.date.available2017-03-16T19:51:00Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationSILVA, Noélia Maria Ribeiro da. O discurso masculino em Paulinho Moska: uma identidade construída. 2006. 99 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10383-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a construção da identidade masculina em quatro canções do compositor Paulinho Moska e tem, sob o olhar da Análise de Discurso, como objetivo geral, identificar os recursos lingüísticos utilizados pelo artista nas construção desse “eu” masculino, bem como analisar o discurso subjacente às canções, com base nos seguintes conceitos: construção dos sentidos, ideologia, significação, implícitos e outros elementos discursivos. Os objetivos específicos são: verificar as marcas discursivas da identidade masculina nas canções de Moska e demonstrar, pela análise dessas marcas, a relação do protagonista (o eu-textual) consigo e com o outro (o “você”). Este estudo é desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica, acrescida de entrevista com o autor, a fim de demonstrar sua visão sobre o “eu” masculino de suas canções, o contexto em que elas foram criadas, além de abordar aspectos de seu processo de criação. Esta investigação tem por base teórica os estudos de Brandão(2004), Fiorin(2005), Koch(2004) e Orlandi(2005), entre outros. O corpus se constitui de quatro canções — “A seta e o alvo”, “Um móbile no furacão”, “Trampolim” e “Um ontem que não existe mais” — compostas no período de 1993 a 2001. Como se trata de identidade masculina construída na alteridade — relação “eu-tu” —, as características que o eu-textual constrói para o outro — considerado, para efeito desta análise, um personagem feminino — são marcas discursivas que contribuem para que se chegue a um entendimento desse próprio “eu” masculino, de sua identidade. Este trabalho busca ainda demonstrar se há semelhanças entre os quatro “eus” que protagonizam as canções.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-16T19:39:50Z No. of bitstreams: 1 50502390.pdf: 454831 bytes, checksum: 0f8eae1fd8c044b17e1ece4714b93ef2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-16T19:51:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50502390.pdf: 454831 bytes, checksum: 0f8eae1fd8c044b17e1ece4714b93ef2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-16T19:51:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50502390.pdf: 454831 bytes, checksum: 0f8eae1fd8c044b17e1ece4714b93ef2 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectAlteritypt_BR
dc.titleO discurso masculino em Paulinho Moska: uma identidade construídapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.description.notasThis study discuss the construction of the masculine identity in Paulinho Moska’s four songs and its general objective, according to Discourse Analysis, is to identify the linguistic resources used by the artist in the construction of the masculine self, as well as to analyze the discourse within the songs, based on the following concepts: construction of the senses, ideology, meaning, implicits and other discursive elements. The specific objectives are: to verify the discursive marks of the masculine identity in Moska’s songs and demonstrate, by the analysis of these marks, the relation of the protagonist (the textual self) with the other (the “you”). This work has been developed based on bibliographical research, added by an interview with the author, so as to demonstrate his vision about the masculine self of his songs, the context in which they were created, and to contemplate the aspects of his creative process as well. The theoretical basis for this investigation is the studies of Brandão (2004), Fiorin (2005), Koch (2004), and Orlandi (2005), among others. The corpus is composed of four songs – “A seta e o alvo” (The arrow and the target), “Um mobile no furacão” (A mobile in the hurricane), “Trampolim” (Springboard) and “Um ontem que não existe mais” (A yesterday that no longer exists) – written between 1993 and 2001. Since the masculine identity is built in the alterity – the “me-you” relationship – the characteristics that the textual self builds for the other – considered here, in this analysis, as a feminine character – are discursive marks that contribute to reach an understanding of the masculine self, of its identity. This study aims to demonstrate whether there are similarities among the four “selves”, which are the protagonists in the songs.pt_BR
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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