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dc.contributor.advisorPereira, Ricardo José Macedo de Britto-
dc.contributor.authorPaiva, Nilce Lima de Lacerda-
dc.date.accessioned2017-03-27T20:05:38Z-
dc.date.available2017-03-27T20:05:38Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPAIVA, Nilce Lima de Lacerda. A reforma do poder judiciário: enfoque nos dissídios individuais e coletivos de trabalho. 2006. 75 f. Monografia (pós-graduação) - Centro Universitário de Brasília - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Brasília, 2006,pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10412-
dc.description.abstractA presente monografia busca apresentar um estudo da Reforma do Poder Judiciário, resultante da Emenda Constitucional n. 45/2004, enfocando alterações introduzidas nas competências da Justiça do Trabalho. O estudo da ampliação de competência para decidir dissídios individuais demonstra que, antes, a Justiça do Trabalho julgava lides decorrentes da relação de emprego e, após a reforma, passa a julgar lides oriundas das relações de trabalho, genericamente entendidas. O estudo enfoca ainda duas alterações básicas em relação aos dissídios coletivos: primeiro: necessidade de que haja “comum acordo” entre as partes para instauração do dissídio.Alguns entendem essa necessidade como inconstitucional, e outros como simples condição de ação. Segundo: a relativização do Poder Normativo da Justiça do Trabalho que aponta para uma perda das conquistas históricas dos trabalhadores, segundo grande parte dos doutrinadores e para outros, avanço nas tratativas referentes à relação capital-trabalho por meio da negociação. O estudo demonstra que o acesso à justiça e a celeridade na prestação jurisdicional, grandes anseios da sociedade, não foram atingidos com a reforma realizada, o que talvez seja privilegiado na segunda fase da reforma que parece, está em tramitação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-22T17:19:22Z No. of bitstreams: 1 50504251.PDF: 297423 bytes, checksum: 98a60723dba1bde5671015d1f6650b45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-27T20:05:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50504251.PDF: 297423 bytes, checksum: 98a60723dba1bde5671015d1f6650b45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-27T20:05:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50504251.PDF: 297423 bytes, checksum: 98a60723dba1bde5671015d1f6650b45 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEC nº 45/2004pt_BR
dc.subjectReforma do poder judiciáriopt_BR
dc.subjectJustiça do trabalhopt_BR
dc.subjectAmpliaçãopt_BR
dc.subjectDissídio coletivopt_BR
dc.subjectGrevept_BR
dc.subjectConstitutional Amendment 45/2004pt_BR
dc.subjectReform of the judiciary powerpt_BR
dc.subjectIncreased competencept_BR
dc.subjectCollective complaintpt_BR
dc.subjectStrikept_BR
dc.subjectCompetência-
dc.titleA reforma do poder judiciário: enfoque nos dissídios individuais e coletivos de trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.description.notasThis paper studies the reform of the Judiciary Power that resulted from the Constitutional Amendment 45/2004 and focuses on the changes made to the competence of Labor Courts. The study of increased competence to decide individual complaints shows that, previously, Labor Courts judged complaints that resulted from employee-employer relations and some other cases which were dealt with by special regulation, whereas, after the reform, the competence of Labor Courts became to judge complaints resulting from labor relationships as they are generally understood. Further focus of this study has to do with two basic changes concerning collective complaints: first, the introduction in the constitutional text of the need for “common agreement between the parties” so that a collective complaint can be filed (something understood by some scholars as unconstitutional and by some as a mere requisite for the suit); second, the absolute relativization of the normative power of Labor Courts, which many scholars see a loss to the historical achievements of workers and others see as a breakthrough in legislation pertinent to the relations between labor and capital by incentives and increased importance to negotiation. This paper demonstrates that the access to the legal system and agile juridical services will not be effectively achieved by the present reform. It is hoped that these matters will be addressed in its second phase.pt_BR
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