Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10673
metadata.dc.type: TCC
Title: Proposta de uma bateria de testes motores para o ensino do voleibol
Authors: Ribeiro, Carlos Frederico Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Tacio
Abstract: As aulas de Educação Física são importantes para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades motoras e para o voleibol seria interessante o desenvolvimento de um método que integrasse baterias de testes para avaliar essas capacidades. Objetivo: identificar e avaliar as baterias de testes para crianças e adolescentes com o intuito de a partir das informações obtidas propor uma sequência de testes específicos para o voleibol. Revisão de literatura: foram identificadas na literatura referencias de Capacidades Motoras, KTK, Proesp e aptidão física Materiais e Métodos: Foram selecionados artigos a serem utilizados como base para elaboração do referencial teórico desse estudo e foram encontrados após pesquisa realizada nas bases de dados: portal de periódicos da Capes e SciELO. Resultados: 55% das avaliações necessárias são avaliadas por esses testes, ao passo que apenas o PROESP atenderia 46% e o KTK apenas 25%. Para o professor de educação física existe a possibilidade de realizar mais de uma opção para quatro habilidades que são: Agilidade; Coordenação global; Força de pernas; e Força explosiva de pernas. Considerações finais: Destaca-se a importância desses dois testes para a avaliação da coordenação motora, porém para o voleibol nem o PROESP nem o KTK podem atender plenamente a avaliação das habilidades motoras. Sugere-se que estudos futuros tratem das possíveis formas de avaliar as habilidades não contempladas pelo PROESP e pelo KTK.
Physical education classes are important to learning and development of motor capabilities and to volleyball would be interesting to develop a method that integrates battery tests to evaluate these capacities. Objective: to identify and evaluate tests of motor coordination for children and teenager and propose a method to volleyball. Material and Methods: literature review using books and articles containing the constructs of volleyball and/or motor coordination and/or KTK/Proesp. Literature Review: references were identified in literature that contained information about Motor skills, KTK, Proesp and fitness Results: only 55% of the motor Capacities were contemplated by KTK and PROESP. Some Capacities such as agility, global coordination, leg strength and explosive leg strength have more than one way to evaluate this abilities Conclusions: KTK and PROESP demonstrated to be important when testing motor coordination. Future studies should develop ways to measure and evaluate Capacities that weren´t contemplated by KTK and PROESP.
Keywords: Voleibol
KTK
PROESP
Habilidade motora
Coordenação motora
Volleyball
KTK
PROESP
Motor capacity
Motor coordination
Citation: RIBEIRO, Carlos Frederico Moreira. Proposta de uma bateria de testes motores para o ensino do voleibol. 2016. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10673
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20882501.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.