Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, Marcelo Guimarães Bóia do-
dc.contributor.authorPrado, Gabriel Garcez-
dc.date.accessioned2017-05-23T18:34:03Z-
dc.date.available2017-05-23T18:34:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPRADO, Gabriel Garcez. Psicomotores: A importância do professor de educação física na educação infantil. 2016. 25 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10694-
dc.description.abstractIntrodução: Esse estudo trata da importância do Professor de Educação Física na Educação Infantil para contribuições no desenvolvimento psicomotor com vista à melhoria de aprendizagem dos alunos. Objetivo: A pesquisa teve como objetivos apontar a importância do profissional de educação física inserido na educação infantil em uma perspectiva de contribuir com o desenvolvimento da psicomotricidade como base para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, sendo investigados e analisados artigos que datam de 2000 a 2015, com enfoque na psicomotricidade e importância da educação física escolar, além do papel coadjuvante do profissional de educação física relacionado aos objetivos propostos. Revisão da Literatura: A ciência tem como objeto de estudo o homem, sendo o ponto de partida o corpo em movimento e sua relação com o mundo interno e externo. As relações cognitivas, afetivas e orgânicas são sustentadas por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. O contexto escolar é um importante local onde o trabalho do professor de educação física se faz fundamental e eficaz para desenvolver os aspectos da psicomotricidade, possibilitando melhoras significativas no processo de ensinoaprendizagem do aluno nas diversas fases de sua educação. Conclusão: Foi constatado por meio da pesquisa bibliográfica que é fundamental que o profissional de educação física faça parte do processo de desenvolvimento motor e sócio-afetivo dos alunos visando o aprimoramento da psicomotricidade e seus aspectos cognitivos para melhores condições de ensino-aprendizagem, promovendo qualidade de vida, através dos métodos mais adequados e com a prática de atividades físicas e exercícios orientados, numa parceria família e escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-04-28T19:32:41Z No. of bitstreams: 1 21180019.pdf: 1465825 bytes, checksum: 4284fe6120a72d069ab99e0120a93ad8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-23T18:34:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21180019.pdf: 1465825 bytes, checksum: 4284fe6120a72d069ab99e0120a93ad8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T18:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21180019.pdf: 1465825 bytes, checksum: 4284fe6120a72d069ab99e0120a93ad8 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação física infantilpt_BR
dc.subjectPsychomotorpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectPhysical education in childhoofpt_BR
dc.titlePsicomotricidade: a importância do professor de educação física na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: This study deals with the importance of Professor of Physical Education in Early Childhood Education for contributions psychomotor development for the students' learning improvements. Objective: The study aimed to highlight the importance of physical education professional inserted in early childhood education in a view to contributing to the development of psychomotor as a basis for teaching and students' learning process. Methods: This study was conducted through a literature review, qualitative being investigated and analyzed articles dating from the year 2000 to 2015, focusing on psychomotor importance of physical education in addition to supporting the professional paper physical education related to the proposed objectives. Literature Review: Science has as object of study man, being the starting point of the moving body and its relationship with the internal and external world, cognitive, affective and organic relationships are sustained by three basic skills: movement, intellect and affection. Within a school context it is an important place where the work of the teacher of physical education is fundamental and effective to develop aspects of psychomotor enabling significant improvements in the teaching and learning of students in certain stages of their education. Conclusion: It has been found through the literature that it is essential that physical education professional part of the process of motor development and social-affective students in order to improve the motor skills and their cognitive aspects for better teaching and learning conditions, promoting quality life, using the most appropriate methods and the physical activity-oriented exercises, a partnership between family and school.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21180019.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.