Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10719
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha | - |
dc.contributor.author | Costa, Brenno Euclides Jansen da | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-23T20:32:09Z | - |
dc.date.available | 2017-05-23T20:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Brenno Euclides Jansen da. A escola como instituição promotora de saúde. 2016. 30 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10719 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Promover a saúde deve ser responsabilidade de todos os setores envolvidos com a qualidade de vida, fazendo-se necessária uma atuação de cunho Intersetorial. Objetivo: Detectar se os escolares recebem orientações relacionadas a saúde e se de fato sabem o que é uma escola como um ambiente promotor de saúde. Amostra: Estudo realizado com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de Escolas Públicas do GDF (Governo do Distrito Federal) e os outros 30 serão da rede de ensino privada do Distrito federal. Material e Métodos: Aplicação de um questionário com 17 questões aos alunos do ensino médio na faixa etária entre 13 e 18 anos, questionário validado de Odebrecht (2008) em anexo I. A segunda etapa contará com um comparativo entre as escolas, se de fato a questão econômica e social atuam de maneira absoluta para a construção de uma escola como um ambiente que promova saúde, e qual é de fato a visão do estudante do ensino médio em relação as questões que foram colocadas e se de fato a escola vem cumprindo o seu papel de formar um cidadão autônomo e totalmente crítico, capaz de lidar com as situações e adversidades do dia a dia de maneira racional. Resultados: Observou-se diferença significativa comparando-se os dois grupos de escolas, pública e privada, em relação a todas as perguntas feitas no questionário. Considerações Finais: Os alunos da escolar particular classificam sua escola como ambiente promotor de saúde. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-03T18:22:15Z No. of bitstreams: 1 21246900.PDF: 1890259 bytes, checksum: 9886741a67f7b78e37cf532859aa9086 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-23T20:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21246900.PDF: 1890259 bytes, checksum: 9886741a67f7b78e37cf532859aa9086 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-23T20:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21246900.PDF: 1890259 bytes, checksum: 9886741a67f7b78e37cf532859aa9086 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Health promotion | pt_BR |
dc.title | A escola como instituição promotora de saúde | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.description.notas | Introduction: Promote health should be the responsibility of all sectors involved with quality of life making is required Intersectoral nature of operation. Objective: Detect if the school are try guidelines related to health and actually know what a school as a health promoting environment. Material and Methods: Application of a questionnaire with 17 questions to high school students aged between 13 and 18, validated questionnaire Odebrecht (2008) in Annex I. The second stage will include a comparison between schools, if indeed the economic and social issues act absolutely for the construction of a school as an environment that promotes health,and which is in fact the high school student 's view of the questions that were asked and if in fact the school has fulfilled its role of forming an autonomous and fully critical citizen able to deal with situations and adversities of everyday life in a rational way. Results: A significant difference comparing the two groups of schools, public and private, in relation to all the questions asked in the questionnaire. Conclusions: Students in private school rate their school as a health promoting environment. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21246900.PDF | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.