Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Custódio, Rômulo de Abreu | - |
dc.contributor.author | Brumessa, Isaac da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T17:23:11Z | - |
dc.date.available | 2017-05-24T17:23:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BRUMESSA, Isaac da Silva. Benefícios que as artes marciais podem trazer para os alunos de educação física escolar. 2016. 22 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10724 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Para Franchini (1996) o termo “Luta” de forma recorrente pode ser utilizado de diversas formas por apresentar várias representações e significados, o que por sua vez, lhe confere uma dimensão polissêmica. Para entendermos está variância, temos as noções de lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais. No sentido lato, temos a situação em que o referido termo se remete no contexto dos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais e, invariavelmente, por conteúdos humanos contraditórios e ambivalentes. Objetivo: o objetivo do presente trabalho é demonstrar os benefícios que as artes marciais e jogos de luta podem proporcionar aos alunos no processo de formação, ensino e aprendizagem, na faixa etária que abrange alunos do ensino fundamental. Material e Métodos: O estudo sobre “Os benefícios das artes marciais na educação física escolar" foi realizado mediante revisão bibliográfica foram examinados textos redigidos entre 1990 a 2015 e legislações brasileiras as bases de dados utilizado foram Google acadêmico, EFDeportes, Portal Regional da BVS, Lilacs entre outros. A partir disso foi realizada uma leitura seletiva para se aprofundar no tema escolhido, analisando as informações pertinentes ao estudo e interpretando os dados coletados. Revisão da Literatura: As lutas fazem parte do contexto da humanidade desde o período classificado como história antiga, sendo um aspecto natural dos indivíduos daquela época visto a necessidade de sobrevivência e seu caráter utilitário e guerreiro. Vários são os relatos de lutas em livros sagrados, como por exemplo, a Bíblia Hebraica, no qual textos bíblicos relatam a luta entre Davi e Golias (FERREIRA ,2006). Considerações Finais: Foram encontrados em sua maioria neste estudo, trabalhos que demonstram os benefícios e o grande potencial pedagógico das artes marciais e jogos de lutas atingindo o objetivo proposto no estudo, porem como sugestão e necessária uma revisão da literatura sobre trabalhos que instrumentem professores que não tenha a vivencia pratica das Artes Marciais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-03T19:01:17Z No. of bitstreams: 1 21258453.pdf: 2216120 bytes, checksum: d3145bfe6d129a71168a5c8c050153df (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-24T17:23:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21258453.pdf: 2216120 bytes, checksum: d3145bfe6d129a71168a5c8c050153df (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-24T17:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258453.pdf: 2216120 bytes, checksum: d3145bfe6d129a71168a5c8c050153df (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Luta | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Wrestling | pt_BR |
dc.subject | Martial arts | pt_BR |
dc.title | Benefícios que as artes marciais podem trazer para os alunos de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.description.notas | Introduction: To Franchini (1996) the word "Fight" recurrently can be used in various ways to present various representations and meanings, which in turn gives it a polysemic dimension. To understand is variance, we have the notions of class struggle, workers, women's rights, for life and others. In a broad sense, we have a situation in which that term is referred in the context of the physical / bodily clashes by subjugations intentions among subjects from interpersonal conflicts and invariably by contradictory and ambivalent human content. Objective: The objective of this study is to demonstrate the benefits that martial arts and fighting games can provide students in the training process, teaching and learning in the age group covering elementary students. Methods: The study on "The benefits of martial arts in physical education" was carried out through literature review were examined texts written between 1990-2015 and Brazilian legislation databases used were academic Google, EFDeportes, VHL Regional Portal, lilacs etc. from this selective reading was held to deepen the chosen topic, analyzing information relevant to the study and interpreting the data collected Literature review: fights are part of the context of humanity from the rated period as ancient history , being a natural aspect of individuals of that time seen the need for survival and utility character and warrior. There are several reports of fights in holy books, such as the Hebrew Bible, in which biblical texts report the fight between David and Goliath (FERREIRA, 2006) Final Thoughts: were found mostly in this study, works that demonstrate the benefits and the great educational potential of martial arts and fighting games reaching the purpose of the study, however as a suggestion and needed a literature review about jobs which deliver teachers who do not have the experiences practicing martial arts. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21258453.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.