Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Victor Neris Ferreira-
dc.date.accessioned2017-05-24T17:36:15Z-
dc.date.available2017-05-24T17:36:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARDOSO, Victor Neris Ferreira. Bullying nas aulas de educação física: a experiência de uma escola pública do Distrito Federal. 2016. 27 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10727-
dc.description.abstractIntrodução: Este trabalho trata do conceito de bullying como um problema global, conhecido pela sociedade e presente nas instituições escolares em geral. Além disso, aparece como temática comum no cotidiano das escolas e dos professores e professoras de educação física escolar. Objetivo: Analisar o grau de conhecimento acerca do bullying e capacidade de intervenção dos participantes da pesquisa em possíveis situações típicas. Materiais e métodos: A pesquisa foi feita através de questionário contendo perguntas fechadas e abertas, aplicado a cinco professores de educação física do Centro de Ensino Médio Ave Branca – CEMAB, no Distrito Federal. Resultados: De acordo com as respostas obtidas, foi possível concluir que o conceito de bullying é amplamente conhecido pelos profissionais, mesmo que não tenha sido um tema tratado nas suas vidas acadêmicas. É interessante destacar que a maioria dos professores se diz preparado para intervir nas ocorrências de bullying nas suas aulas, por outro lado observa-se que há insegurança em algumas respostas, o que pode demonstrar falta de atenção com relação ao tema, ou a convicção de que o tema não pode ser resolvido no âmbito escolar. Considerações Finais: Esta pesquisa não esgota a temática proposta, mas tem a finalidade de enriquecer o debate e propor que o tema seja aprofundado por meio de novas pesquisas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-03T19:31:10Z No. of bitstreams: 1 21258683.pdf: 622343 bytes, checksum: 20515166c3410fed98b9f663d7c27ed5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-24T17:36:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21258683.pdf: 622343 bytes, checksum: 20515166c3410fed98b9f663d7c27ed5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-24T17:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258683.pdf: 622343 bytes, checksum: 20515166c3410fed98b9f663d7c27ed5 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleBullying nas aulas de educação física: a experiência de uma escola pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorNascimento, Marcelo Guimarães Bóia dopt_BR
dc.description.notasIntroduction: This work treats of the “bullying” concept as a global problem, known by society and has been present in the academical institutions in general. Moreover, shows as common theme on the daily of schools and physical education teachers. Objective: Analyze the rate of knowledge about “bullying” and the capacity of intervention of the search participants in possibles typical situations. Materials and methods: The search was did across the questionnaire containing closed and open questions, applicated to five physical education professors of the Centro de Ensino Médio Ave Branca - CEMAB, on Distrito Federal. Results: In according with the getting answers was possible conclude that the concept of “bullying” is largely knowns by professionals, even it hasn‟t been a topic discussed in theirs academical lifes. Its interesting contrast that the majority of the professors say themselves prepared to interview in the bullying occurrences at their classes. On the other hand, it is noted that there is insecurity in some answers which can demonstrate the default of care to this topic or the conviction that the topic isn‟t solve in schools. Final considerations: This search don‟t empty theme proposed, but has the purpose of enrich the discussion and propose that the topic is depth over new researches.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21258683.pdf607.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.