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dc.contributor.authorFernandes, Elberson Júnior Ramos-
dc.date.accessioned2017-05-24T17:54:40Z-
dc.date.available2017-05-24T17:54:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERNANDES, Elberson júnior Ramos. Educação física para escolares com síndrome de down, uma breve reflexão das possibilidades. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10733-
dc.description.abstractIntrodução: Síndrome de Down é presença do cromossomo 21 nas células que ocorre na maioria dos casos por não disjunção cromossômica, as características dessa síndrome são, retardo mental, face larga, pregas epicânticas, língua sulcada, baixa estatura dentre outras, os sindrômicos precisam de um desenvolvimento mental e social e é a Educação Física a grande responsável. O aluno com síndrome de down tem controle das funções motoras e mentais, porém com certo atraso comparado a alunos normais e estes alunos necessitam de uma intervenção para que recuperem esse atraso e é nas aulas de Educação Física onde serão ofertados estes estímulos e a disciplina também promove uma interação, inclusão e construção de relacionamentos exatamente pelo seu currículo flexível. Objetivo: Desenvolver possíveis respostas ao seguinte questionamento: “Quais são as contribuições em relação à inclusão, aspectos motores e psicomotores da Educação Física para escolares com síndrome de down?”. Materiais e Métodos: Foram analisados artigos publicados em periódicos nacionais relevantes, disponíveis para consulta em base de dados, tais como: Scielo, Google Acadêmico, as palavras utilizadas como chave de pesquisa foram, psicomotricidade, desenvolvimento motor, síndrome de down, inclusão escolar, educação física adaptada. Considerações Finais: A Educação Física é fator determinante para o bom rendimento dos alunos com Síndrome de Down e a psicomotricidade contribui com a melhoria na motricidade global, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal. Alunos com a síndrome possuem dificuldade no relacionamento com seus colegas de classe e que isso está totalmente ligado a seus índices insatisfatórios na aprendizagem, por isso existe a necessidade de novos estudos e métodos de intervenção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-17T17:10:46Z No. of bitstreams: 1 51700599.pdf: 1483052 bytes, checksum: ec445d8fcb8c8b26f471c4f3c240f0a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-24T17:54:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51700599.pdf: 1483052 bytes, checksum: ec445d8fcb8c8b26f471c4f3c240f0a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-24T17:54:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51700599.pdf: 1483052 bytes, checksum: ec445d8fcb8c8b26f471c4f3c240f0a0 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.titleEducação física para escolares com síndrome de down, uma breve reflexão das possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorFarias, Darlan Lopes dept_BR
dc.description.notasIntroduction: Down syndrome is the presence of chromosome 21 in cells that occurs in most cases by not chromosomal disjunction, the features of this syndrome are, mental retardation, wide face, epicânticas folds, Lingua plicata, short stature, among others, the sindrômicos need a mental and social development and physical education is largely responsible. The student with down syndrome has control of mental and motor functions, but with certain delay compared to normal students and those students in need of an intervention to recover the delay and is in physical education classes where they will be offered these incentives and discipline also promotes an interaction, inclusion and building relationships exactly by its flexible curriculum. Objective: to Develop possible responses to the following question: "what are the contributions in relation to inclusion, and psychomotor aspects of physical education to school children with down syndrome?". Materials and Methods: We analyzed articles published in national journals, available for consultation in the database, such as Scielo, Google Scholar, the words used as lookup key were, psychomotor, motor development, down syndrome, school inclusion, adapted physical education. Final Considerations: Physical education is a determining factor for the good performance of students with Down syndrome and the psychomotricity contributes to improvement in the global Motricity, laterality, balance, body schema. Students with the syndrome have difficulty in relating to their classmates and that it is fully wired to their unsatisfactory learning indices, so there is a need for new studies and intervention methods.pt_BR
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