Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCustódio, Rômulo de Abreu-
dc.contributor.authorSousa, Jesus André de-
dc.date.accessioned2017-05-24T18:03:05Z-
dc.date.available2017-05-24T18:03:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Jesus André de. As artes marciais como prática pedagógica na educação física escolar. 2016. 26 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10740-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O trabalho propõe revisar literaturas, investigar a proposta pedagógica das lutas na Educação Física como disciplina escolar. Este estudo busca esclarecer o objetivo da prática e seus benefícios. MATERIAIS E METODOS: Constitui-se de uma revisão da literatura especializada, onde os materiais utilizados foram periódicos acadêmicos e científicos que abordassem temas referentes às artes marciais na educação física infantil e as artes marciais num contexto geral. São apresentadas revisões realizadas em artigos referentes às abordagens que tange a origem, objetivos e benefícios das artes marciais em conjunto com a proposta pedagógica das lutas como disciplina escolar e a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais. REVISÃO DA LITERATURA: Os benefícios são diversos, desde a melhoria na conduta social, desenvolvimento moral até o crescimento pessoal na construção do sujeito. OBJETIVO: Contudo, este estudo tem como objetivo investigar a proposta pedagógica das lutas como disciplina escolar. O trabalho propõe revisar literaturas, através da leitura de periódicos acadêmicos e científicos que esclareçam o objetivo da prática e seus benefícios.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUCTION: The paper proposes to review literatures, investigate a pedagogical proposal of the struggles in Physical Education as a school discipline. This study seeks to clarify the purpose of the practice and its benefits. MATERIALS AND METHODS: A review of the specialized literature is published, where the materials used are academic journals and those that deal with issues related to martial arts in children's physical education and martial arts in a general context. Revisions are made to articles on approaches that address the goals, objectives and benefits of martial arts in conjunction with a pedagogical proposal of the struggles as a school discipline and a proposal of the National Curricular Parameters. LITERATURE REVIEW: Benefits vary from improving social behavior, moral development to personal growth in the construction of the subject. OBJECTIVE: However, this study aims to investigate a pedagogical proposal of the struggles as a school discipline. The paper proposes to review literatures by reading academic and scientific journals that clarify the purpose of the practice and its benefits.-
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-04T17:48:13Z No. of bitstreams: 1 21305770.pdf: 1405018 bytes, checksum: 63406b00ade36768b747f6121c9f8b60 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-24T18:03:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21305770.pdf: 1405018 bytes, checksum: 63406b00ade36768b747f6121c9f8b60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-24T18:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21305770.pdf: 1405018 bytes, checksum: 63406b00ade36768b747f6121c9f8b60 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectMartial arts and fightspt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectLuta-
dc.titleAs artes marciais como prática pedagógica na educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21305770.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.