Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Araújo, Kátia Bruna de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T18:06:45Z | - |
dc.date.available | 2017-05-24T18:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Kátia Bruna de Souza. Educação física para crianças autistas: a visão dos professores. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10741 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O autismo é um conjunto de variações chamado de “espectro do autismo”. Para Asperger, o transtorno afeta, não apenas a comunicação e o convívio social, mas também o desenvolvimento psiconeurológico. Mesmo com esses estudos, ainda não se pode dizer qual é a causa e tão pouco pode ser diagnosticado na gestação. Objetivo: O objetivo deste estudo foi mostrar se os professores de educação física estão preparados para atender essas crianças, melhorando a interação da criança com a família e as pessoas à sua volta. Materiais e métodos: trata-se de um estudo transversal de caráter exploratório, onde foi aplicado um questionário de dez perguntas, para professores de educação física que estejam trabalhando com crianças autistas. Após analisar as respostas, os resultados foram confrontados com a literatura existente, a fim de melhores esclarecimentos sobre o tema. Conclusão: Conclui-se com o presente estudo que os professores não se sentem preparados ao saírem da graduação, encontrando muitas dificuldades quando se vêem em sala de aula. Em sua grande maioria os professores aprendem na pratica o que não é feito no estágio, mas sim depois de sua graduação, o que interfere no desenvolvimento do aluno, pois o professor aprende com os erros cometidos, muitas vezes pela falta de experiência. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-04T17:59:58Z No. of bitstreams: 1 21305966.pdf: 1395987 bytes, checksum: db366570125e944696212b3cbab989f1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-24T18:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21305966.pdf: 1395987 bytes, checksum: db366570125e944696212b3cbab989f1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-24T18:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21305966.pdf: 1395987 bytes, checksum: db366570125e944696212b3cbab989f1 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Psychomotor | pt_BR |
dc.title | Educação física para crianças autistas: a visão dos professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.description.notas | Introduction: Autism is a set of variations called "autism spectrum". For Asperger, the disorder affects not only communication and social interaction, but also the psiconeurologic development. Even with these studies, still can not say what is the cause and even cant be diagnosed during pregnancy. Objective: The objective of this study was to show the importance of physical education for autistic children, and physical education teachers are prepared to meet these children, improving the child's interaction with the family and people around them. Materials and Methods: This is a cross-sectional study of exploratory character, where a questionnaire of ten questions was applied to physical education teachers who are working with autistic children. After reviewing the responses, the results were compared with the literature in order to better clarify the issue. Conclusion: We conclude with this study that teachers do not feel prepared to leave the graduation, finding many difficulties when they see themselves in the classroom. Mostly teachers learn in practice what is not done on stage, but after his graduation, which interferes with the development of the student as the teacher learns from mistakes, often for lack of experience. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21305966.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.