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dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorClaro, Taynan-
dc.date.accessioned2017-05-24T18:07:45Z-
dc.date.available2017-05-24T18:07:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCLARO, Taynan. Docente de educação física: capacidade em lidar com alunos deficientes. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10742-
dc.description.abstractIntrodução: o debate sobre a inclusão no contexto escolar tem se dado cada vez mais recorrente em virtude da importância de se oferecer uma educação de qualidade e adequada para todos, independente de capacidade física e/ou mental. O professor bem capacitado diante de alunos que apresentam algum tipo ou nível de deficiência é capaz de desenvolver oportunidades de aprendizado que alcance a todos. A legislação atual, tanto em nível nacional como internacional, dispõe de normas e orientações aos governos e profissionais de educação sobre este público. O atual cenário ainda está longe do que seria o ideal, muitos são os desafios e a realidade escolar exige que medidas sejam tomadas para alcançar a meta de se ter uma educação de qualidade e adaptada para todos. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a formação do docente de Educação Física, buscando demonstrar a importância de sua capacitação para o atendimento especializado a alunos com necessidades especiais. Material e Métodos: estudo exploratório e descritivo, de caráter bibliográfico e documental. Revisão da Literatura: o desenvolvimento dos estudantes, especialmente os com deficiência, são influenciados pela Educação Física tanto na progressão motora, quanto na intelectual, social e afetiva. Tem se transformado de uma disciplina exclusiva em uma prática inclusiva, até mesmo no ensino regular, sendo que a cobrança sobre isso tornou-se oficial com a criação de leis nacionais, como a LDB, e internacionais, como na Declaração de Salamanca. A metodologia escolhida diferencia a Educação Física da Educação Física adaptada, enfatizando assim o papel do professor com um bom planejamento que considere as limitações de seus alunos. Com isso, um sentimento de pertencer é criado nos estudantes com deficiência por serem incluídos nas aulas, pois percebem que podem participar de momentos importantes na vida escolar. Esse ajuste da parte do docente também incentiva ao conhecimento do próprio corpo e a superação de seus limites. Uma grande mudança no sistema de ensino e nas estruturas da escola ainda é necessária para gerar uma acessibilidade deste grupo. Cursos de aperfeiçoamento profissional e de reciclagem para a capacitação dos docentes também devem estar disponíveis, assim como um corpo técnico profissional interdisciplinar nas escolas servem de grande ajuda para o sucesso da inclusão escolar. Somando-se a isso, a presença e cooperação da família do aluno, a lotação das salas de aula, o apoio, incentivo, investimento e valorização por parte da sociedade política são pilares desse processo que tem se consolidado e ainda tem muito pra evoluir, tornando possível e real a educação inclusiva. Considerações Finais: O docente de Educação Física, em sua graduação, incluindo sua capacitação e aperfeiçoamento contínuos, deve tratar o assunto da inclusão escolar com atenção e respeito às diferenças e ao desenvolvimento pessoais, buscando tornar possível o reconhecimento de potencialidades do educando e de sua integração na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-04T18:05:55Z No. of bitstreams: 1 21307217.pdf: 1824804 bytes, checksum: 34cf5e6d4ade0f5872d7af0156e4d66b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-24T18:07:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21307217.pdf: 1824804 bytes, checksum: 34cf5e6d4ade0f5872d7af0156e4d66b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapacitação docentept_BR
dc.subjectProfessor de educação físicapt_BR
dc.subjectAluno deficientept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPhysical education teacherpt_BR
dc.subjectDisabled Studentspt_BR
dc.titleDocente de educação física: capacidade em lidar com alunos deficientespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: the debate about inclusion in the school context has become more and more recurrent because of the importance of providing a quality and adequate education for all, regardless of physical and / or mental capacity. The well-trained teacher in front of students who have some kind or level of disability is able to develop learning opportunities that reach everyone. Current legislation, both nationally and internationally, provides standards and guidance to governments and education professionals about this audience. The current scenario is still far from ideal, many challenges and the school reality requires that steps be taken to achieve the goal of having a quality education and adapted for all. Objective: The objective of this study was to analyze the training for the Physical Education teacher, seeking to demonstrate the importance of the SUA Training for the attendance to Students Specialized Special Needs. Material and Methods: an exploratory and descriptive study, with a bibliographic and documentary character. Literature Review: the development of students, especially those with disabilities, are influenced by Physical Education in both motor, intellectual, social and affective progression. It has been transformed from an exclusive discipline into an inclusive practice, even in regular education, and the collection of this has become official with the creation of national laws, such as LDB, and international laws, as in the Declaration of Salamanca. The methodology chosen differentiates Physical Education from Adapted Physical Education, thus emphasizing the role of the teacher with a good planning that considers the limitations of their students. With this, a sense of belonging is created in the students with disabilities to be included in the classes, because they realize that they can participate in important moments in school life. This adjustment on the part of the teacher also encourages the knowledge of the body itself and the overcoming of its limits. A major change in the school system and structures of the school is still needed to generate accessibility for this group. Courses of professional development and retraining for teacher training should also be available, as well as an interdisciplinary professional technical staff in the schools are a great help for the success of school inclusion. In addition to this, the presence and cooperation of the student's family, classrooms, support, encouragement, investment and appreciation by the political society are pillars of this process that has consolidated and still has much to evolve, Making inclusive education possible and real. Final Considerations: The Physical Education teacher, in his / her graduation, including his continuous training and improvement, must deal with the subject of school inclusion with attention and respect for personal differences and development, seeking to make possible recognition of the potential of the student and his / her Integration in society.pt_BR
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