Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10781
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A educação física na escola para a prevenção da obesidade |
Authors: | Tabosa, Wadson dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Arthur |
Abstract: | Introdução: O fato de que a obesidade está crescendo nas últimas décadas traz grande preocupação para a saúde pública. Hoje em dia, as crianças e os adolescentes tendem a passar horas assistindo TV e substituir as atividades físicas pelos eletrônicos. O professor de Educação Física tem enorme importância na mudança desses hábitos, pelo fato de ser responsável em despertar o interesse dos alunos pelas práticas corporais e o conhecimento dos cuidados com a saúde. Objetivo: Demonstrar à importância do professor e das aulas de Educação Física na escola para a prevenção da obesidade e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Materiais e métodos: Para realizar este estudo foi feita uma revisão bibliográfica de publicações produzidas de 1991 a 2015, elaborado através de coleta de dados em periódicos científicos indexados em bancos de dados. Revisão de Literatura: A obesidade é considerada um dos problemas de saúde pública mais graves do séc. XXI e esse crescente número de casos se dá devido a vários fatores tais como, hábitos alimentares, sedentarismo, fatores genéticos e fatores emocionais. Considerações Finais: Os professores de Educação Física são os principais agentes motivadores para uma mudança no comportamento sedentário das crianças e dos adolescentes, que vem crescendo cada vez mais. Através da instrução e do trabalho com as praticas corporais podendo influenciar os alunos a repensarem seus hábitos de vida. Introduction: The fact that obesity is growing in recent decades to brings great concern to public health. Today, the children and adolescents tend to spend hours watching TV and replace physical activities by electronics. The physical education teacher has great importance in changing these habits, the fact of being responsible to generate interest among students by bodily practices and knowledge of health care. Objective: To demonstrate the importance of the teacher and physical education classes in schools to prevent obesity and improving the quality of life of children and adolescents. Materials and Methods: To conduct this study was done a bibliographical review of produced publications from 1998 to 2015, prepared by data gathering in scientific journals indexed in databases. Literature Review: The Obesity is considered one of the public health problems most severe of the century XXI and this increasing number of cases is due to many factors such as eating habits, sedentary lifestyle, genetic factors and emotional factors. Final Considerations: Physical Education Teachers are the main motivators agents for a change in the sedentary behavior of children and adolescents, which is growing ever more. Through the education and work with the body practices can influence students to rethink their lifestyle habits. |
Keywords: | Obesidade Sedentarismo Qualidade de vida Escola Obesity Sedentary lifestyle Quality of life School |
Citation: | TABOSA, Wadson dos Santos. A educação física na escola para a prevenção da obesidade. 2016. 22 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10781 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21355437.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.