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dc.contributor.authorLages, Ester Pereira-
dc.date.accessioned2017-05-25T18:45:04Z-
dc.date.available2017-05-25T18:45:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLAGES, Ester Pereira. Comparação por sexo do desenvolvimento psicomotor em crianças de 8 anos de idade. 2016. 22 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10782-
dc.description.abstractIntrodução: Sabe-se que o desenvolvimento motor do ser humano é um assunto muito estudado ao longo da história, muitas pesquisas foram realizadas com a finalidade de avaliar as fases motoras evolutivas correspondentes a sua maturação biológica. Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de desenvolvimento motor e fazer uma comparação entre os sexos das crianças de um colégio na região do lago norte Brasília-DF. Materiais e métodos: Aplicou-se o teste KorperkoordinationstestfurKinder (KTK), para avaliar o desenvolvimento motor de crianças de ambos os sexos de oito anos de idade, 10 meninos e 11 meninas que praticam aulas de educação física. O teste foi constituído de quatro tarefas: Trave de equilíbrio, saltos monopedais, Saltos laterais e Transferência sobre plataformas. Resultados: Os resultados apontaram diferença significativa entre os sexos quanto á habilidade equilíbrio (p = 0,002). Conclusão: Conclui-se que, analisando por sexo não ouve diferença significativa nos aspectos motores quanto á força, velocidade e lateralidade. (p = 0,756; p = 1,000 e p = 1,000 respectivamente). p  0,05. Não foi significativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-10T18:20:45Z No. of bitstreams: 1 21361250.pdf: 454446 bytes, checksum: b273da8bdccb046dcaf20049fa6a5df7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T18:45:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21361250.pdf: 454446 bytes, checksum: b273da8bdccb046dcaf20049fa6a5df7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T18:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21361250.pdf: 454446 bytes, checksum: b273da8bdccb046dcaf20049fa6a5df7 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComparação de desenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEntre os sexospt_BR
dc.subjectEscolar de 8 anos de idadept_BR
dc.subjectPraticante de atividade físicapt_BR
dc.subjectComparison of motor developmentpt_BR
dc.subjectGender analysispt_BR
dc.subject8-year-old schoolchildrenpt_BR
dc.subjectPhysically activept_BR
dc.titleComparação por sexo do desenvolvimento psicomotor em crianças de 8 anos de idadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
dc.description.notasIntroduction: It is well known that the motor development of the human being has been the subject of extensive research throughout history. Many studies have sought to evaluate the evolutionary motor phases in correlation with biological maturation. Objective: The purpose of this study was to evaluate and compare by gender the level of motor development of children in a school in the Lago Norte region of Brasilia, DF.Material and. Methodology: The KorperkoordinationstestfurKinder (KTK) test was used to assess the motor development of 8-year old children of both genders, comprising 10 boys and 11 girls who take physical education classes. The test consisted of four subtests: traversing a balance beam, hopping on one foot, jumping laterally, and moving sideways on platforms. Results: The results showed significant differences between genders regarding balance (p = 0.002). Conclusion: We concluded that motor aspects such as strength, speed, and lateral movement showed no significant differences when evaluated by gender. (p = 0.756; p = 1.000 and p = 1.000 respectively). Significance level was set at p  0,05.pt_BR
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