Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLara, Fabiane Matos-
dc.date.accessioned2017-05-25T18:54:05Z-
dc.date.available2017-05-25T18:54:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLARA, Fabiane Matos. A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente. 2016. 39 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10786-
dc.description.abstractIntrodução: A presente pesquisa teve como objeto de estudo analisar como a prática de atividades físicas é realizada no contexto escolar, de forma inclusiva, junto a docentes de uma escola pública do Distrito Federal. Objetivo: Investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em escolas de Ensino Fundamental e verificar como a inclusão pode ser inserida e ampliada de acordo com atividades físicas, em um ambiente escolar, por intermédio do professor. Material e Métodos: Fundamentou-se em referenciais bibliográficos como AGUIAR e DUARTE (2005), GORGATTI (2008), BRASIL (1996), UNESCO (1994), DARIDO (2008), entre outros. Trata-se de uma pesquisa transversal de coleta única, realizado com dez professores de Educação Física, de ambos os sexos, com no mínimo um ano de atuação na área, em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Resultados e Discussão: Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, habilidades, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Para reverter essa problemática 50% acha que poderia haver melhorias com materiais adequados, monitores, cursos de capacitação na área e diagnósticos dos alunos (maioria não possui), aumento de hora/aula por semana e aulas de educação física desde as séries iniciais. Considerações Finais: A prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, oportunizando também, um ambiente propício para desenvolver a cooperação, socialização e o respeito entre eles, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-10T18:30:13Z No. of bitstreams: 1 21362605.pdf: 3931685 bytes, checksum: 79e885d0877d59bdec59e0d6391eaf77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T18:54:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21362605.pdf: 3931685 bytes, checksum: 79e885d0877d59bdec59e0d6391eaf77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T18:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21362605.pdf: 3931685 bytes, checksum: 79e885d0877d59bdec59e0d6391eaf77 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectVisão do docentept_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectSchool contextpt_BR
dc.subjectVision of teacherspt_BR
dc.titleA importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garciapt_BR
dc.description.notasIntroduction: This research had as object of study to analyze how physical activity is carried out in schools, inclusively, with the teachers of a public school in the Federal District. Objective: To investigate how the physical education contributes to the comprehensive development of students with special educational needs in primary schools and see how inclusion can be inserted and expanded according to physical activities in a school environment, through of teacher. Material and Methods: It was based on bibliographic references as AGUIAR and DUARTE (2005), Gorgatti (2008), BRAZIL (1996), UNESCO (1994), Darido (2008), among others. This is a cross-sectional survey of single collection, done with ten physical education teachers, of both sexes, with at least one year experience in the area, in a public school of Primary Education in the Federal District. It was used as a resource a questionnaire with closed and open questions. Data were analyzed using Word and Excel 2010. Results and Discussion program: It was found that 50% of teachers consider including a gradual manner respecting the capacity, skills, characteristics and the learning process and 20% point as difficulty lack of material, monitors lack of physical space. To reverse this problem 50% think that there could be improvements with suitable materials, displays, training courses in the area and diagnostics of students (most do not have), time to increase / class per week and physical education classes from the early series. Final Thoughts: The physical activity is considered fundamental in the inclusion process of students with special needs in regular classes, contributing to the cognitive, affective and motor, providing opportunities also an environment conducive to developing cooperation, socialization and respect between them, stressing the importance of physical education teachers in the process.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21362605.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.