Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha-
dc.contributor.authorPaz, Tácio Fabiano Santos-
dc.date.accessioned2017-05-25T19:28:27Z-
dc.date.available2017-05-25T19:28:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPAZ, Tácio Fabiano Santos. A utilização da bicicleta para promoção da saúde e sustentabilidade. 2016. 25 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10790-
dc.description.abstractIntrodução: A busca de meios de transporte que tenham benefícios para a população e para a saúde, podendo ajudar na diminuição da emissão de gases poluentes, trazendo hábitos saudáveis para todos os praticantes, além de diminuir o fluxo de carros e ter uma facilidade maior de se locomover. Objetivo: Analisar o uso da bicicleta como alternativa de lazer e mobilidade urbana com universitários. Materiais e métodos: Foram avaliados 100 estudantes matriculados no Centro Universitário Uniceub, de ambos os sexos, com idade entre 17 a 56 anos, regularmente matriculadas na instituição. Foi utilizado questionário adaptado de Franco (2011) para avaliar a frequência do uso de carro e de bicicleta, e pesquisas sobre fatores motivadores e impeditivos na escolha de utilizar a bicicleta como meio de deslocamento até a instituição de ensino superior (IES). Resultados: De acordo com a pesquisa realizada, 79,8% responderam possuir ou dispor de carro. Os participantes deste estudo mostraram poucas frequências de uso da bicicleta, 91,1% não utilizam como meio de transporte, embora 35% da amostra têm ou dispõem de bicicleta. Mesmo assim, só 2,5% declararam utilizá-la no mínimo em um dia para ir à faculdade. Considerações finais: A falta de mobilidade tem sido um fator determinante para o declínio da qualidade de vida das cidades brasileiras. Existe uma demanda para mobilidade por bicicleta. A mobilidade por bicicleta é uma questão que passa por aspectos econômicos, uma vez que pequenos trajetos poderiam ser realizados facilmente por bicicletas dentro dos grandes centros, onde o trânsito por veículos motorizados causa grandes transtornos como: engarrafamentos, barulho, poluição sendo uma ameaça para a qualidade de vida dos pedestres.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The search for means of transport which have benefits for the population and health, and may help in reducing greenhouse gas emissions, bringing healthy habits for all practitioners, and reduce the flow of cars and have a greater ease of to move. Objective: To analyze on the use of bicycles as alternative leisure and urban mobility university. Methods: A total of 100 students enrolled in the University Center Uniceub of both sexes, aged 17 to 56 years old, regularly enrolled at the institution. It used questionnaire adapted from Franco (2011) to assess the frequency of the use of car and bike, and research on motivating and impeding factors in choosing to use the bicycle as a means of transportation to the higher education institution (HEI). Results: According to the survey, 79.8% answered own or have a car. The study participants showed little bicycle use frequencies, 91.1% do not use as a means of transport, although 35% of the sample have or have bike. Still, only 2.5% said they use it at least a day to go to college. Final Thoughts: The lack of mobility has been a determining factor for the decline in the quality of life of Brazilian cities. There is a demand for mobility by bicycle. Mobility by bicycle is an issue that involves economic, since small paths could be easily made by bicycle in the big cities, where traffic by motor vehicles cause major disruptions such as traffic jams, noise, pollution is a threat to pedestrians.-
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-11T17:51:34Z No. of bitstreams: 1 21365070 (2).pdf: 1623673 bytes, checksum: e43306472878aa79178de7c534f58189 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T19:28:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21365070 (2).pdf: 1623673 bytes, checksum: e43306472878aa79178de7c534f58189 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T19:28:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21365070 (2).pdf: 1623673 bytes, checksum: e43306472878aa79178de7c534f58189 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectMobilidade sustentávelpt_BR
dc.subjectBicyclept_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectSustainable mobilitypt_BR
dc.titleA utilização da bicicleta para promoção da saúde e sustentabilidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21365070 (2).pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.