Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorMorais, Joathan Victor Paulino de-
dc.date.accessioned2017-05-25T20:01:43Z-
dc.date.available2017-05-25T20:01:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMORAIS, Joathan Victor Paulino de. Influência de jogos e brincadeiras na aquisição de habilidades motoras na infância. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10795-
dc.description.abstractIntrodução: Este estudo teve o intuito de fazer algumas considerações sobre a importância da participação e da interação das crianças com as brincadeiras e com os jogos. Teve como meta também, ajudar a encontrar formas para que o cotidiano de cada criança seja carregado de boas e novas experiências, para que elas aprendam brincando e o principal, se divertindo. Objetivo: Teve como objetivo demonstrar a influência e a importância dos jogos no desenvolvimento das habilidades motoras na infância. Material e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, revisão de literatura de caráter exploratório. Revisão da Literatura: Dentro do conceito que o brincar e o jogar possibilita e alavanca o processo de aprendizagem que facilitará a construção da reflexão, a autonomia e a criatividade, pode-se verificar que o tal ato (brincar e jogar) é tão importante à criança quanto se alimentar e descansar, pois, é por meio do brincar que a criança estabelece relações de conhecimento consigo, com outros e com o mundo. “Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando”. Deixando assim evidenciado a importância das crianças vivenciarem atividades, jogos e brincadeiras em que lhe são proporcionadas a oportunidade de criar situações e também que lhe ofereçam oportunidades de vivenciar algo proposto pelos pais e professores, ganhando com isso, habilidades motoras básicas através da própria vivência em diferentes ambientes e situações. Considerações Finais: Conclui-se através da revisão da literatura proposta que promover uma maior interação, participação, atividades em grupo, atividades de cooperação, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras, é uma maneira mais motivadora para as crianças aprenderem e se desenvolverem não somente nas habilidades motoras, mas, também nos aspectos afetivos e sociais, preparando-as de uma maneira mais completa para o mundo, de uma forma que nem elas percebam.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: This study aims to make some considerations on the importance of participation and interaction of children with jokes and games. Its goal is also to help find ways for every child's daily life is full of good and new experience, so that they can learn by playing and principal, having fun. Objective: It aims to demonstrate the influence and importance of play in the development of motor skills in children. Material and Methods: This is a descriptive study, exploratory literature review. Literature Review: Within the concept that the play enables and leverages the learning process that will facilitate the construction of reflection, autonomy and creativity, it can be seen that such an act (romp and play) is as important to children as feed and rest, because it is through play that the child establishes knowledge of relationships with oneself, others and the world. "By playing children recreate and rethink the events that gave rise to them, knowing that they are playing." Thus leaving evidenced the importance of children to experience activities, games and activities in which are provided the opportunity to create situations and also provide you with opportunities to experience something proposed by parents and teachers, earning it, basic motor skills through their own experience in different environments and situations. Final considerations: Is concluded through the literature review proposed that promote more interaction, participation, group activities, cooperation activities using games, toys and games, it is a more motivating way for children to learn and They develop not only in motor skills, but also the emotional and social aspects, preparing them for a more complete way to the world in a way that even they realize.-
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-12T17:38:14Z No. of bitstreams: 1 21388247.pdf: 2450706 bytes, checksum: 44308c683407934059337c269bb7c2a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T20:01:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21388247.pdf: 2450706 bytes, checksum: 44308c683407934059337c269bb7c2a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T20:01:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21388247.pdf: 2450706 bytes, checksum: 44308c683407934059337c269bb7c2a6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectPsychomotorpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.titleInfluência de jogos e brincadeiras na aquisição de habilidades motoras na infânciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21388247.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.