Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorges, Hélio Martins-
dc.date.accessioned2017-05-25T20:12:32Z-
dc.date.available2017-05-25T20:12:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBORGES, Hélio Martins. Efeitos da prática da educação física no âmbito escolar e sua relação com a diabetes mellitus tipo 1. 2016. 26 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10798-
dc.description.abstractIntrodução: Observou-se a partir de uma revisão bibliográfica a causa da Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) e como a sua identificação é importante, qual a participação do professor de educação física no acompanhamento do tratamento bem como a prática de atividades físicas podem ser importantes no controle glicêmico. Objetivo: Mostrar de que forma a atenção do educador influencia no cotidiano escolar da criança portadora de diabetes, bem como a atuação de tais educadores é de importância no acompanhamento desses estudantes. Material e Métodos: O presente estudo foi feito por meio de uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos, caracterizando assim uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa. Revisão da Literatura: A incidência de Diabetes tipo Melitus se dá pelo excesso de glicose no sangue em consequência da falta de insulina. As atividades físicas são de grande importância no tratamento de pacientes portadores desta doença. A prática de atividades físicas, aliadas a alimentação saudável e acompanhamento médico é importante na prevenção de quadros de hiperglicemia e hipoglicemia. Os educadores devem estar atentos aos sintomas que sinalizem algum desses quadros. O professor de educação física e de grande importância para a promoção da saúde do aluno diabético, bem como para a sua inclusão social no ambiente escolar, identificando e agindo nas situações adversas que interferem na saúde desses alunos e agindo para que essas sejam minimizadas. Considerações Finais: observou-se que a prática de atividades físicas é eficaz no controle dos índices glicêmicos e que o acompanhamento do professor de educação física é essencial para a inclusão dos alunos portadores de diabetes em atividades, promovendo assim uma maior inclusão e maior qualidade de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-12T17:54:29Z No. of bitstreams: 1 21392803.pdf: 1262369 bytes, checksum: 269e408157e83e260265e5d29f358665 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T20:12:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21392803.pdf: 1262369 bytes, checksum: 269e408157e83e260265e5d29f358665 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T20:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21392803.pdf: 1262369 bytes, checksum: 269e408157e83e260265e5d29f358665 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectDiabetes na escolapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus type 1pt_BR
dc.subjectPhysical exercisept_BR
dc.subjectDiabetes at schoolpt_BR
dc.subjectTeacher's responsibilitiespt_BR
dc.titleEfeitos da prática da educação física no âmbito escolar e sua relação com a diabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
dc.description.notasIntroduction: After the analysis of a literature review it was observed the cause of Diabetes Mellitus (DM1) and how its identification is important, what is importance of the physical education professional during the treatment as well as how relevant ate the physical exercises for the glycemic control. Main Goals: Show now the educator attention influences the school routine of the child with diabetes, as well as learn how the the performance of such educators is important in the monitoring of these students. Material and methods: this study was done by a literature review of scholarly articles, featuring an exploratory and qualitative research. Literature review: the incidence of Diabetes Mellitus type is given by the excess of blood glucose due to lack of insulin. The physical activities are very important in the treatment of patients with this disease. The practice of physical activities, healthy eating and medical follow-up is important in the prevention of hyperglycemia and hypoglycemia. The educators must be alert to the symptoms that point out cases like those mention above. The physical education teacher has its important role in order to promote and increase the health of the diabetic student as well as their social inclusion in the school environment, identifying and acting on the adverse situations that interfere with the health of these students and then taking the necessary actions to minimize the negative effects. Final considerations: it was observed that the practice of physical activities is effective in controlling Glycemic indexes. Moreover, the monitoring of the physical education teacher is essential for the inclusion of students with diabetes in social activities, promoting a greater inclusion and a greater life quality.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21392803.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.