Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10800
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de aptidão física de escolares praticante de futsal
Authors: Santos, Arthus César Mees dos
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Sergio Adriano
Abstract: Introdução: A Educação Física Desenvolvimentista têm como seu principal objetivo a melhoria das habilidades e da motivação das crianças, para que possam conviver em um determinado ambiente em que de alguma maneira irá exigir o desenvolvimento da aptidão física, sendo elas Componentes relacionados à saúde (Força muscular, Resistencia Muscular, Resistência Cardiovascular, Flexibilidade e Composição Corporal) e Componentes relacionados ao desempenho (Equilíbrio, Coordenação, Agilidade, Velocidade e Potência). Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de velocidade, potência anaeróbia e o índice de fadiga em escolares praticantes de futsal, baseando-se no teste aplicado, o RAST. Material e Métodos: A amostra do presente estudo foi constituída por 33 escolares do sexo masculino com idade de 15,33 + 0,48 anos e massa corporal (60,80 + 6,39)de uma Escola Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para mensuração da Potência Anaeróbia, a Velocidade e o Índice de Fadiga foi utilizado o Running-Based Anaerobic Speed Test (RAST) que consiste na realização de 6 corridas de 35 metros, em velocidade máxima, com registros em segundos, utilizando-se a casa centesimal com 10 segundos de intervalo entre cada corrida de 35 metros. Resultados: a caracterização da amostra: Potência Mínima (238,08 + 72,51), Potência Média (338,37 + 109,36), Potência Máxima (467,37 + 170,23) e Índice de Fadiga (6,42 + 3,94). Com isto, foi demonstrada correlação negativa forte da Pmin. ( rs = - 0,91; p < 0,01 ), negativa forte da Pméd. ( rs = - 0,93; p < 0,01 ), negativa forte da Pmax. ( rs = - 0,81; p < 0,01 ) e negativa forte de IF. ( rs = - 0,74; p < 0,01) com o Tempo Total dos 6 tiros. Considerações Finais: Com os resultados obtidos pôde-se concluir que quanto maior o Tempo Total no Teste do RAST, menor será o Índice de Fadiga e a Potência Anaeróbia, ou seja, serão inversamente proporcionais.
Introduction: The Physical Education Development have as their main objective the improvement of skills and motivation of children, so that they can live in a given environment in which in some way will require the development of physical fitness, being they components related to health (muscular strength, muscular endurance, cardiovascular endurance, flexibility and body composition) and components related to performance (balance, coordination, agility, speed, and power). Objective: The objective of this study was to evaluate the levels of speed, power and anaerobic the index of fatigue in students practicing futsal, based on the test applied, the RAST. Material and Methods: The sample of the present study was comprised of 33 children of males with age of 15.33 + 0.48 years and body mass index (60.80 + 6.39)of a Public School Education of the Federal District. For measurement of power anaerobic, the speed and the rate of fatigue was used Anaerobic Running-Based Speed Test (RAST) which consists in the realization of 6 races of 35 meters, at full speed, with records in seconds, using the centesimal with 10 seconds interval between each race of 35 meters. Results: The characterization of the sample: Minimum Output (238.08 + 72.51), Average Power (338.37 + 109.36), Maximum Power (467.37 + 170.23) and index of fatigue (6.42 + 3.94). With this, there has been a negative correlation of Pmin. ( rs = - 0.91; p < 0.01), strong negative of Pméd. ( rs = - 0.93; p < 0.01), strong negative of the Pmax. ( rs = - 0.81; p < 0.01 ) and negative the IF. ( rs = - 0.74; p < 0.01) with the Total Time of 6 sprints. Conclusions: With the results obtained it was concluded that the greater the total time not RAST test, the lower the fatigue index and anaerobic power, that is, inversely proportional.
Keywords: Potência
Índice de fadiga
Escolar
Power rating
Index fatigue
School
Citation: SANTOS, Arthur César Mees dos. Análise de aptidão física de escolares praticante de futsal. 2016. 27 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10800
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21402652.pdf5.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.