Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorPereira, Gabriel Pimentel-
dc.date.accessioned2017-05-25T20:31:44Z-
dc.date.available2017-05-25T20:31:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabriel Pimentel. Contribuição da educação física escolar no controle do índice de obesidade e sobrepeso. 2016. 28 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10803-
dc.description.abstractIntrodução: A Organização Mundial de Saúde reconhece que a vida sedentária é o principal inimigo público da sociedade. Estilo de vida e a maus hábitos alimentares explicam o crescimento de sobrepeso e obesidade. Sobrepeso e obesidade podem ser explicados como quantidade excessiva de gordura corporal e\ou excesso de massa magra. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar em qual classificação de índice de massa corporal os alunos do 1º ano do ensino médio se encontrava e por meio de um questionário analisar como o profissional de educação física escolar acha possível interferir na questão da obesidade na adolescência. Material e Método: Participaram desde estudo 30 alunos, do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola particular de Brasília com idade de 15 e 16 anos, de ambos os sexos. E cinco professores de educação física escolar. Foi analisado nos estudantes, o índice de massa corporal que se da pela divisão da massa corporal (em Kg) pela estatura (em metros) ao quadrado. Foi feito um questionário para os professores que consiste em, nove questões objetivas com resposta apenas de sim ou não. Sobre suas aulas de educação física. Resultado: Observou se um resultado significativo (P = 0,004) quando comparado o índice de massa corporal (IMC) entre os sexos. Considerações finais: Conclui-se que os adolescentes de 15 e 16, dessa escola a maioria encontrava-se eutrófico e alguns com sobrepeso. Os professores acham que suas aulas adequadas para os alunos com sobrepeso/obesidade e que os alunos gostam das aulas de educação física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T15:35:17Z No. of bitstreams: 1 21408655.pdf: 2145718 bytes, checksum: ef90f40c7bc4192c118f687749da5c51 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T20:31:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21408655.pdf: 2145718 bytes, checksum: ef90f40c7bc4192c118f687749da5c51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T20:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21408655.pdf: 2145718 bytes, checksum: ef90f40c7bc4192c118f687749da5c51 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectIMCpt_BR
dc.subjectObesitypt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectBMI (Body Mass Index)pt_BR
dc.titleContribuição da educação física escolar no controle do índice de obesidade e sobrepesopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: The World Health Organization recognizes that a sedentary lifestyle is the main public enemy of society. Lifestyle and bad eating habits explain the overweight and obesity growth. Overweight and obesity can be explained as excessive amount of body fat and \ or excessive lean body mass. Objective: This study aimed to determine in which the body mass index classification students of the 1st year of high school were and through a questionnaire to analyze how the professional physical education think can interfere with the issue of obesity in adolescence. Material and Methods: Participated from the study 30 students of the 1st year of high school, a private school in Brasilia aged 15 and 16 years of both sexes. And five teachers of physical education. Was analyzed in students, the body mass index that the by dividing weight (in kg) by height (in meters) squared. A questionnaire was made for teachers consisting of nine objective questions with answer only yes or no. About their physical education classes. Results: It noted that it had a significant result (P = 0.004) when compared the body mass index (BMI) between the sexes. Conclusions: It is concluded that adolescents of 15 and 16, this school is found most eutrophic and some overweight. Teachers think their classes are appropriate for students with overweight / obesity and students like physical education classes.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21408655.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.