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dc.contributor.advisorSantos, Tacio-
dc.contributor.authorBarbosa, Hugo Araújo-
dc.date.accessioned2017-05-25T20:34:06Z-
dc.date.available2017-05-25T20:34:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Hugo Araújo. A contribuição do professor de educação física no combate a obesidade infantil. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10804-
dc.description.abstractIntrodução: A obesidade infantil se tornou uma doença de difícil controle que vem crescendo a cada dias mais em nossas escolas e pode desencadear vários problemas como psicológicos, sociais e metabólicos. Objetivo: demonstrar de que forma o professor de educação física pode contribuir para o controle, e principalmente a prevenção, da obesidade infantil. Material e métodos: o estudo qualitativa revisão da literatura: A predisposição genética, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, o estresse, são apontados como os principais responsáveis pelo excesso de gordura no corpo. No Brasil cerca de 40% da população é obesa e desse percentual 15% é de crianças de até 10 anos de idade. O profissional que tem contato com essas crianças que possuem um quadro de obesidade precisa envolvê-las em um contexto educacional, cheias de experiências motoras para que elas sejam incorporadas a vida diária dessas crianças. Considerações finais: Tendo em vista os malefícios que a obesidade pode trazer, os cuidados devem começar logo na infância, pois é nessa fase que se aceitam mudanças e modificações nos hábitos alimentares com mais facilidade, logo cabe ao profissional de educação físicapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T16:30:45Z No. of bitstreams: 1 21410368.pdf: 1060102 bytes, checksum: 7a95141ecab92f696bc89801e49f0ea9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T20:34:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21410368.pdf: 1060102 bytes, checksum: 7a95141ecab92f696bc89801e49f0ea9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T20:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21410368.pdf: 1060102 bytes, checksum: 7a95141ecab92f696bc89801e49f0ea9 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectObesidade infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectChildhood obesitypt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleA contribuição do professor de educação física no combate a obesidade infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: Childhood obesity can lead to phychological, social e metabolic problems. It has been growing more and more at the schools. Purpose: Demonstrate the contribution of physical education teachers to prevent, or at last control childhood obesity. Material and methods: This study is a literature review, based in exploratory reading and qualitative approach. Literature review: Gnetic background, poor eating habits, sedentary lifestyle, stress and others are the crossed responses to the excess of body fat. In Brazil, 40% of population is obese and specifically 15% of children. The physical education teacher who works with these children must inlove them in an educational and positive context, rich in experiences that supports healthy habits. Conclusion: taking into account that obesity exposes when family and the physical education teacher can act together.pt_BR
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