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dc.contributor.advisorGomes, Sergio Adriano-
dc.contributor.authorAzevedo, Carlos Frederico Fachinetti de-
dc.date.accessioned2017-05-26T15:48:30Z-
dc.date.available2017-05-26T15:48:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Carlos Frederico Frachinetti de Azevedo. Análise da relação entre a obesidade infantil e o bullying no contexto escolar. 2016. 23 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10812-
dc.description.abstractIntrodução: O fenômeno do bullying está cada vez mais presente nas escolas, e tem no problema da obesidade infantil um dos aspectos mais motivadores, no sentido negativo da palavra, para que ocorra entre os estudantes.Objetivo: Um dos objetivos dessa monografia é traçar uma relação entre o fenômeno do bullying e a obesidade infantil, e demonstrar que alunos em fase escolar, quando em sobrepeso, estão mais suscetíveis às humilhações e agressões por parte dos seus colegas. O problema do excesso de peso em crianças e jovens é decorrente de vários fatores, principalmente pela pouca, ou quase nenhuma, atividade física. Somando-se a isto a ociosidade advinda do uso expressivo da internet e dos videogames, quadro que ainda pode ser agravado por uma dieta hipercalórica, que causa uma queda do metabolismo gerando acúmulo de gordura. Materiais e Métodos: Foram pesquisadas publicações em diversos periódicos. Foram selecionados artigos indexados na área da saúde, mais especificamente relacionados a Educação Física, Nutrição e Pedagogia. Foi realizado um levantamento bibliográfico, através de artigos científicos, consistido de publicações atualizadas da literatura especializada. Revisão de Literatura: Ainda que não seja um fenômeno recente, o bullying tem sido reconhecido recentemente como um aspecto preocupante no ambiente escolar, e isso independente da localidade ou aspecto social dos estudantes. A obesidade infantil já recebe status de problema com proporções epidêmicas, e acaba sendo um gerador das humilhações entre os alunos. A Educação Física tem ferramentas para auxiliar de modo expressivo e reversão de panorama. Considerações Finais: A Educação Física Escolar pode ser um grande instrumento de intervenção para a redução dos quadros de obesidade infantil, já que promove a prática de exercícios físicos e brincadeiras, atuando no combate a esse problema, o que por sua vez deixa de ser um pretexto para o bullying sofrido por esses escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T17:09:17Z No. of bitstreams: 1 21439157.pdf: 1374582 bytes, checksum: 355e0f6b1bea43371dca23bf9dde02c6 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T15:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21439157.pdf: 1374582 bytes, checksum: 355e0f6b1bea43371dca23bf9dde02c6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectObesitypt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleAnálise da relação entre a obesidade infantil e o bullying no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: One of the objectives of this monograph is to draw a relationship between the bullying phenomenon and childhood obesity, and demonstrate that students in school age when overweight, are more susceptible to humiliations and assaults by their colleagues. Objective: One of the objectives of this monograph is to draw a relationship between the phenomenon of bullying and childhood obesity, and to demonstrate that students in the school stage, when overweight, are more susceptible to humiliation and aggression by their colleagues. The problem of overweight in children and young people is due to several factors, mainly due to little or no physical activity. Adding to this is idleness from the expressive use of the internet and video games, a picture that can still be aggravated by a hypercaloric diet, which causes a fall in metabolism generating fat accumulation. Material and Methods: Publications were searched in several journals. We selected articles indexed in the area of health, more specifically related to Physical Education, Nutrition and Pedagogy. A bibliographic survey was carried out through scientific articles, consisting of updated publications of the specialized literature. Literature Review: Although not a recent phenomenon, bullying has recently been recognized as a worrying aspect in the school environment, regardless of the locale or social aspect of the students. Childhood obesity already receives problem status with epidemic proportions, and ends up being a generator of humiliation among students. Physical Education has tools to help in an expressive way and reversion of the panorama. Conclusions: Physical School Education can be a great intervention tool for the reduction of childhood obesity, since it promotes the practice of physical exercises and games, acting in the fight against this problem, which in turn is no longer a pretext for the Bullying suffered by these students.pt_BR
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