Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Caroline Panza-
dc.date.accessioned2017-05-26T15:50:45Z-
dc.date.available2017-05-26T15:50:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Carolina Panza. Os métodos de ensino da dança na educação física escolar. 2016. 28 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10813-
dc.description.abstractIntrodução: A dança está presente em diversos momentos da nossa vida, sendo vivenciada em diferentes formas e com diferentes sentido. Como conteúdo escolar o aprendizado da dança deve integrar o conhecimento intelectual e criativo do aluno, desenvolvendo a partir de então os pilares da educação. Portanto trabalhar com a dança na escola não deve impor o que é certo, nem errado, não deverá ter regras. Por isso o professor deverá criar situações para que o mesmo se movimente e desenvolva por si só. Objetivo: Identificar quais os métodos utilizados para aplicar o conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar. Materiais e Métodos: O presente estudo é caracterizando como uma pesquisa de natureza/nível exploratório, de caráter qualitativo. Foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos e monografias. Os artigos científicos selecionados para a pesquisa estão publicados em periódicos disponíveis para consulta nas seguintes bases de dados: Scielo, Google acadêmico, Lilacs. Revisão de Literatura: Inicialmente, identificou-se que a dança está presente em diversos momentos de nossa vida e por isso a escola não é o único lugar a ser ensinada, porém ela faz parte desse aprendizado, pois é na escola que aluno passa a maior parte do seu tempo, com isso a aprendizagem da dança, como conteúdo de Educação Física, possibilita que o estudante se desenvolva como indivíduo mais independente, autônomo, criativo. Depois se observou que a dança a ser introduzida no âmbito escolar acaba por lidar com barreiras em termos da preparação do professor de Educação Física, ao conteúdo e a metodologia a ser aplicada em suas aulas, mesmo com sua valorização no meio escolar. Considerações Finais: Contudo, as metodologias propostas distinguem-se a partir de variadas formas de ensinar dança nas aulas, de forma criativa, divertida trabalhando até mesmo com a autoestima, a autoconfiança e o autoconceito. Portanto a necessidade de mais estudos acerca dos métodos de ensino da dança na Educação Física escolar, pois ainda encontra-se delimitado e há muito que ser desenvolvido para essa prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T17:14:08Z No. of bitstreams: 1 21439265.pdf: 477535 bytes, checksum: 0dfb5b2a70ab575e233c7a6ae2a84aa0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T15:50:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21439265.pdf: 477535 bytes, checksum: 0dfb5b2a70ab575e233c7a6ae2a84aa0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T15:50:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21439265.pdf: 477535 bytes, checksum: 0dfb5b2a70ab575e233c7a6ae2a84aa0 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subjectEducação e dançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectDance at schoolpt_BR
dc.subjectEducation and dancept_BR
dc.titleOs métodos de ensino da dança na educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
dc.description.notasIntroduction: The dance is present in several moments of our life, being lived in different forms and with different sense. As a school content the learning of dance must integrate the intellectual and creative knowledge of the student, developing from then on the pillars of education. Therefore working with dance in school should not impose what is right, nor wrong, should have no rules. Therefore, the teacher must create situations so that the same can move and develop by itself. Objective: To identify the methods used to apply dance content in the School Physical Education classes. Materials and Methods: The present study is characterized as a research of nature / exploratory level, of qualitative character. It was carried out through a bibliographical review of articles and monographs. The scientific articles selected for the research are published in periodicals available for consultation in the following databases: Scielo, Google academic, Lilacs. Literature Review: Initially, it was identified that dance is present at various moments in our life and therefore the school is not the only place to be taught, but it is part of this learning, because it is in school that the student becomes the greatest part of his time, with this learning of dance, as a content of Physical Education, enables the student to develop as a more independent, autonomous, creative individual. Later, it was observed that the dance to be introduced in the school environment ends up dealing with barriers in terms of the preparation of the Physical Education teacher, the content and methodology to be applied in their classes, even with their appreciation in the school environment. Final Considerations: However, the proposed methodologies are distinguished from various ways of teaching dance in class, in a creative, fun way working even with self-esteem, self-confidence and self-concept. Therefore, the need for more studies about the teaching methods of dance in Physical School Education, since it is still limited and there is much to be developed for this practice.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21439265.pdf466.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.