Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Celeida B.r Garcia Cintra-
dc.contributor.authorVieira, Marina de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-05-26T15:59:55Z-
dc.date.available2017-05-26T15:59:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Marina de Oliveira. A importância do lúdico para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. 2016. 29 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10815-
dc.description.abstractIntrodução: A ludicidade é um aspecto fundamental no desenvolvimento psicomotor da Educação Física na Educação Infantil, pois quando estimulada, a brincadeira colabora com o processo de aprendizagem e evolução na vida das crianças. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo fazer algumas considerações sobre a importância do lúdico no desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil, visando enfatizar a importância do professor de Educação Física nesse processo. Material e Métodos: Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de livros, revistas e artigos de sites como, scielo e google. Revisão da Literatura: A psicomotricidade está relacionada com o pensar e o movimento da criança, levando em consideração todas as etapas de desenvolvimento em seu processo de aprendizagem. O lúdico na Educação Física Infantil deve fazer parte desse processo, pois ele consiste na aplicação de jogos e brincadeiras para as crianças, lhes proporcionado prazer e alegria em realizar as atividades escolares, contribuindo para seu desenvolvimento integral, na medida em que elas estimulam à criatividade da mente, a coordenação motora, a flexibilidade do corpo entre outros. O professor de Educação Física, é o responsável pelas aulas que irá promover junto às crianças, por isso o mesmo deve ter o conhecimento de como ocorre o desenvolvimento delas, suas limitações e suas virtudes. Considerações Finais: O trabalho tratou a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento motor na Educação Infantil por meio do lúdico. Enfatiza a importância do conhecimento do professor de Educação Física para que utilize esse instrumento de aprendizagem, de forma adequada.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Ludicity is a fundamental aspect in the psychomotor development of Physical Education in Early Childhood Education, because when stimulated, play cooperates with the learning process and evolution in children's lives. Objective: This study aimed to make some considerations about the importance of play in psychomotor development in early Childhood Education, aiming to emphasize the importance of Physical Education teacher in this process. Material and Methods: This work consists of a qualitative research based on the analysis of books, magazines and articles from sites such as scielo and google. Literature Review: Psychomotricity is related to the child's thinking and movement, taking into account all stages of development in their learning process. The playfulness in Physical Education for Children should be part of this process, since it consists of the application of games and games for children, provided them with pleasure and joy in performing school activities, contributing to their integral development, as they stimulate creativity Of mind, motor coordination, flexibility of the body among others. The Physical Education teacher is responsible for the classes that he / she will promote with the children, so he / she should have the knowledge of how the development of them, their limitations and their virtues occurs. Final Thoughts: The work addressed the importance that Physical Education has in motor development in Early Childhood Education through play. Emphasizes the importance of the Physical Education teacher's knowledge to use this learning instrument in an appropriate way.-
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T17:35:59Z No. of bitstreams: 1 21445780.pdf: 796394 bytes, checksum: b5181fcec7b3e7f321b86ca583ac4e4f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T15:59:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21445780.pdf: 796394 bytes, checksum: b5181fcec7b3e7f321b86ca583ac4e4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T15:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21445780.pdf: 796394 bytes, checksum: b5181fcec7b3e7f321b86ca583ac4e4f (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPsychomotor developmentpt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleA importância do lúdico para o desenvolvimento psicomotor na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21445780.pdf777.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.