Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Arthur-
dc.contributor.authorCosta, Roseane Martins da-
dc.date.accessioned2017-05-26T16:08:14Z-
dc.date.available2017-05-26T16:08:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Roseane Martins da. Formação do professor para intervir em casos de bullying nas aulas de educação físicas. 2016. 25 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10817-
dc.description.abstractIntrodução: O bullying é um termo adotado nas relações interpessoais, que configura uma relação desigual de poder sobre outra parte considerada mais fraca. Os professores de Educação Física precisam estar atentos ao bullying, mesmo sendo difícil de serem percebidos. Portanto, trabalhar com essas práticas requer um desafio único para os educadores, que precisam ter o olhar atento, boa escuta e cuidadosos aos sinais de injustiça e crueldade ocorrentes na escolar e em suas aulas. Objetivo: Analisar de que modo à formação de professores de Educação Física contribui para mitigar a prática do bullying nas escolas. Material e Métodos: O presente estudo é caracterizando como uma pesquisa de natureza/nível exploratório, de caráter qualitativo, realizado por meio de revisão de literatura. Revisão da Literatura: Inicialmente verificou-se que o bullying ocorre de duas formas: físicas e verbais. Depois se observou que o bullying ocorre frequentemente nas aulas de Educação Física devido as características corporais dos alunos serem mais evidentes, tais como: desempenho motor, a coordenação motora, diferença na habilidade. Por fim, a formação do professor não pode ser tratada como um acúmulo de conhecimentos e técnicas, mas sim como um processo reflexivo e critico sobre a prática pedagógica. Por isso, a metodologia e o conteúdo para essa formação precisam ser revistos para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Considerações Finais: Contudo, verificou-se que ainda há um despreparo dos professores de Educação Física para lidar com esse problema na escola. Portanto, há necessidade de outros estudos acerca da formação do professor de Educação Física, analisando os cursos de formação inicial e continuada, os currículos e as metodologias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T18:09:02Z No. of bitstreams: 1 21448451.pdf: 2040525 bytes, checksum: 4f6968909525e00e46982046cb0372a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T16:08:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21448451.pdf: 2040525 bytes, checksum: 4f6968909525e00e46982046cb0372a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T16:08:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21448451.pdf: 2040525 bytes, checksum: 4f6968909525e00e46982046cb0372a4 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectVocational trainingpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleFormação do professor para intervir em casos de bullying nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: Bullying is a term adopted in interpersonal relationships, which sets up an unequal relationship of power over another weak party. Physical Education teachers need to be aware of bullying, it is difficult to be perceived. So working with these practices requires a unique challenge for educators who need the watchful eye, good listening and careful to the signs of injustice and cruelty occurring in school and in their classes. Objective: Analyze how the formation of Physical Education teachers helps to mitigate bullying in schools. Material and Methods: This study is characterized as a nature research / exploratory level, qualitative, conducted through literature review. Literature Review: Initially it was found that bullying occurs in two forms: physical and verbal. Then he noted that bullying often occurs in physical education classes because the body characteristics of the students are more obvious, such as: engine performance, coordination, difference in ability. Finally, teacher education can not be treated as an accumulation of knowledge and skills, but as a reflexive process and critical about the pedagogical practice. Therefore, the methodology and content for such training need to be revised so that there is possibility of improving teaching. Conclusions: However, it was found that there is still a lack of preparation of physical education teachers to deal with this problem at school. So there is need for further studies on the formation of a physical education teacher, analyzing the initial and continuing education courses, curricula and methodologies.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21448451.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.