Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10821
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferraz, Carolina Correira | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T16:18:15Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T16:18:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Carolina Correira. Abordagem pedagógica de saúde renovada nas aulas de educação física escolar. 2016. 27 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10821 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A educação física é a disciplina que pode ajudar a conscientizar estudantes a pensar em qualidade de vida saudável. Cabe aos professores assumir a postura de mediador e propiciar aos alunos experiências e conhecimento suficiente para esse assunto de tanta relevância. A abordagem saúde renovada é o caminho que norteia o professor nessa jornada, fazendo com que instigue a mudança nos alunos a respeito da saúde. Objetivo: Constatar, por meio de uma revisão literária, a utilização da abordagem pedagógica saúde renovada nas aulas de educação física escolar. Material e Métodos: Este estudo caracteriza-se como qualitativo, onde serão avaliados artigos produzidos entre 2010 a 2016, encontrados na base de dados do Google Acadêmico. Por meio de uma leitura exploratória, coletou-se em média de 100 artigos, e selecionados 20, após leitura minuciosa e analisando de acordo com os objetivos do estudo. Revisão da Literatura: A aula de educação física pode ser capaz de modificar o cenário em que muitas pesquisas relatam doenças cardiovasculares, obesidade, depressão, entre outras complicações na idade infantil. Mesmo com uma grade horária desfavorável para a aplicações de medidas mais incisivas em reparação a esses quadros de doenças precoces o meio de ação e de conscientização para os alunos e propiciados através da abordagem pedagógica saúde renovada contempla medidas de prevenção, manutenção e recuperação individualmente e socialmente. Considerações Finais: Por tanto a abordagem pedagógica saúde renovada é uma maneira possível de ser trabalhada na prevenção de doenças, precocemente atingindo crianças e adolescentes. Cabe aos professores abraçar essa causa promovendo mudança, gerando qualidade de vida e saúde nos estudantes, na escola e na sociedade por meio dos hábitos saudáveis e a prática de atividade física. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T18:27:01Z No. of bitstreams: 1 21456716.pdf: 1335181 bytes, checksum: 7afb42f9608be1fb124fc5e5679c7a95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T16:18:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21456716.pdf: 1335181 bytes, checksum: 7afb42f9608be1fb124fc5e5679c7a95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-26T16:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21456716.pdf: 1335181 bytes, checksum: 7afb42f9608be1fb124fc5e5679c7a95 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Abordagem pedagógica saúde renovada | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Health renewed pedagogical approach | pt_BR |
dc.subject | Quality of life | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.title | Abordagem pedagógica de saúde renovada nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.identifier.orientador | Dantas, Renata Aparecida Elias | pt_BR |
dc.description.notas | Introduction: Physical Education is the discipline that can lead the students to think of healthy quality of life. Teachers will assume the moderator posture and provide students enough experience and knowledge about this subject of such importance. The renewed health approach is the path that guides the teacher in this journey, fomenting the student’s change in students about health. Objective: Establish, through a literary review, the use of pedagogical renewed health approach in Physical Education classes. Materials and Methods: This study is marked as qualitative, which will be evaluated articles produced between 2010-2016, found in Google Scholar database. Through an exploratory reading, it was collected about 100 articles, 20 was selected, after a careful reading, they were analyzed according to the study objectives. Literature Review: Physical Education classes may be able to modify the context in many cardiovascular disease research report, obesity, depression, among other complications in children's age. Even with an unfavorable timetable for the application of stronger measures to repair these tables of early disease the means of action and awareness for students and propitiated through the renewed health pedagogical approach includes prevention, maintenance and recovery individually and socially. Final Thoughts: That is why the renewed health pedagogical approach is a possible way to be worked on disease prevention, prematurely reaching children and adolescents. It is up to teachers to embrace this cause promoting change, creating quality of life and health in students, in school and in society through healthy habits and physical activity. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21456716.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.