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dc.contributor.advisorAlmeida, Arthur-
dc.contributor.authorBatista, Larah Brenda-
dc.date.accessioned2017-05-26T16:29:27Z-
dc.date.available2017-05-26T16:29:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBATISTA, Larah Brenda. A dança na educação infantil e as influências no desenvolvimento motor e estabilizador de crianças. 2016. 34 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10825-
dc.description.abstractIntrodução: A dança é considerada a mais antiga das manifestações socioculturais, estando pouco presente nas escolas apesar de alcançar espaço no âmbito escolar. Seu panorama é desenvolvido pela Educação Física e pelas Artes, sendo uma das manifestações mais importantes, encontrando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (1996) para a escola no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Objetivo: Perceber a contribuição da dança para o desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento motor estabilizador na educação infantil. Material e Métodos: Trata- se de uma pesquisa de campo de nível descritivo com enfoque transversal de coleta de dados. Foi aplicado um questionário composto por oito (8) questões fechadas a serem respondidas pelos pais. Resultados: Os resultados apresentados foram positivos em relação aos testes propostos por Rosa Neto, Gallahue e Ozmun nas questões 1, 3, 4 e 5. Nas questões 2, 6, os resultados obtidos foram em maior porcentagem negativos (52,38% e 33,33% respectivamente). Tratando-se da questão sobre a opinião dos pais ou responsáveis, os resultados foram unanimes, levando em conta que, 90,47% das crianças não praticavam aulas de dança (ballet) antes, estando ambas praticando desde março do presente ano. Conclusões: Foram observados na amostra estudada que as questões referentes ao equilíbrio e locomoção são satisfatórias em relação ao proposto pelos autores para a idade, por outro lado, ainda referente ao equilíbrio a qual procura saber sobre giros e estabilização da coluna, os resultados foram em maior porcentagem negativos. Todos os pais acreditam que a dança tem grande contribuição para o desenvolvimento da criança, tendo em conta que apenas duas delas fizeram ou fazem aulas fora da escola. Portanto, conclui-se que as aulas de ballet oferecidas na escola contribuem para o desenvolvimento, tanto de movimentos que exijam equilíbrio denominados movimentos estabilizadores, quanto para o desenvolvimento da coordenação motora. Considerações Finais: Neste trabalho foi analisada qual a importância da dança no desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento motor estabilizador na educação infantil. As respostas obtidas na aplicação do questionário foram satisfatórias em comparação ao que autores estipulam para a idade pesquisada. Contudo, sugerem-se novas pesquisas envolvendo outras idades e novos tipos de dança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-16T15:33:58Z No. of bitstreams: 1 21457820.pdf: 2771996 bytes, checksum: fd39af04ff6ca83552ac66a41e5b3bc7 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCoordenação motorapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectMotor coordinationpt_BR
dc.titleA dança na educação infantil e as influências no desenvolvimento motor e estabilizador de criançaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: The dance is considered the oldest of the socio-cultural manifestations, being little present in schools despite reaching space within schools. Your study is developed by the physical education and the arts, being one of the most important manifestations, finding themselves in the national curriculum of physical education (1996) to school in middle school and high school. Objective: Perceber a contribuição da dança para o desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento motor estabilizador na educação infantil. Material and methods: Trata- se de uma pesquisa de campo de nível descritivo com enfoque transversal de coleta de dados. Foi aplicado um questionário composto por oito (8) questões fechadas a serem respondidas pelos pais. Results: The results were positive in relation to the proposed tests by Rosa Neto, Gallahue and Ozmun on questions 1, 3, 4 and 5. 2, 6 issues, the results obtained were in highest percentage negative (52.38% and 33.33% respectively). In the case of question about the views of parents or guardians, the results were unanimous, taking into account that, 90.47% of children did not dance classes (ballet) before, being both practicing since March of this year. Conclusion: Were observed in the sample studied the issues relating to the balance and locomotion are satisfactory in relation to the proposed by the authors for the age, on the other hand, still on the balance which know about spins and stabilization of the spine, the results were in highest percentage. All parents believe that dance has a great contribution to the development of the child, taking into account that only two of them made or lessons outside of school. Therefore, it is concluded that the ballet lessons offered at school contribute to the development of both movements that require balance denominated movement’s stabilizers, and for the development of motor skills. Final Considerations: In this work, we examined the importance of dance in the development of hand-eye coordination and motor development stabilizer in early childhood education. The answers obtained in the application of the questionnaire were satisfactory in comparison to what authors stipulate for age research. However, new research suggested involving other ages and new types of dance.pt_BR
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