Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFarias, Darlan Lopes-
dc.contributor.authorBastos, Romário da Silva-
dc.date.accessioned2017-05-26T16:30:49Z-
dc.date.available2017-05-26T16:30:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBASTOS, Romário da Silva. Desenvolvimento motor em escolares praticantes de natação e da educação física escolar. 2016. 29 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10826-
dc.description.abstractIntrodução: O desenvolvimento motor é uma ação que ocorre durante o percurso da vida, sendo um processo de transformações dos movimentos de cada indivíduo, sofrendo diversas alterações, principalmente na infância. As modificações ocorrem em todas as fases do ser humano, desde a concepção até a morte, tendo que ser analisada pelo resto da vida para que possa detectar e evitar futuros déficits. A prática esportiva ajuda na melhoria da motricidade das pessoas, mas o desenvolvimento de cada um é adquirido individualmente, tendo a frequência, duração e intensidade como os influenciadores do desenvolvimento, além disso, as mudanças estão relacionadas com a idade, fatores individuais, ambiente e as tarefas. Objetivo: Comparar o nível de desenvolvimento motor em escolares que praticam natação e outras modalidades nas aulas de Educação Física Escolar. Material e Métodos: A amostra foi constituída por 30 escolares, entre seis e oito anos, matriculados no ensino fundamental na mesma escola particular, sendo regulamente praticantes de alguma modalidade oferecida pela instituição nas aulas de Educação Física Escolar. Os métodos utilizados foram os subtestes de locomoção e controle de objetos, de acordo com o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso – 2 (TGMD-2, sigla do inglês). Resultados: Os resultados mostraram que as idades motoras equivalentes, tanto dos subtestes de locomoção como o de controle de objetos, tiveram resultados próximos da cronológica, comparando os dois grupos, da natação e das outras modalidades. O grupo da natação se sobressaiu no subteste de controle de objetos, no subteste de locomoção o grupo das outras modalidades foi melhor. As habilidades dos subtestes, realizados pelos escolares tiveram diferenças próximas umas das outras, ambos os resultados não foram significativos. Conclusão: O presente estudo concluiu que existe um equilíbrio nos subtestes locomotor e de controle de objetos, não sendo significativa as diferenças entre os grupos. Portanto a natação poderia e pode ser trabalhada no ambiente escolar por mais instituições, pois promove o mesmo desenvolvimento motor em relação às outras modalidades oferecidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-16T15:43:36Z No. of bitstreams: 1 21457833.pdf: 3411175 bytes, checksum: a5c35eacf7b53f246381b34d8222c03e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T16:30:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21457833.pdf: 3411175 bytes, checksum: a5c35eacf7b53f246381b34d8222c03e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T16:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21457833.pdf: 3411175 bytes, checksum: a5c35eacf7b53f246381b34d8222c03e (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEscolarpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectShool physical educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleDesenvolvimento motor em escolares praticantes de natação e da educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: The motor development is one action occurred during the process of life, It`s a process of transformation the movements of each person, undergoing changes mainly in childhood. The changes are occurring at all stages of human, you’re conception off you death, having to be examined for life so you can detect and prevent future deficits. The sports practice helps in improving the motor skills of people, but the development of each is acquired individually, having the frequency, duration and intensity as influencing the development, besides this, changes are age-related individual factors, yours environment and tasks. Objective: Compare motor development level of students who practice swimming and other modalities in physical education classes. Material and Methods: The sample consisted of 30 school, between six and eight years, enrolled in primary school in the same private school, and regularly practicing some sport modality form offered by the institution in physical education classes. The methods used were the subtests of locomotion and control objects, according to the Development Gross Motor Test - 2 (TGMD-2). Results: The equivalent motor ages, both locomotion subtests as the control objects, had close to chronological results, comparing groups, swimming and other modalities. The swimming group excelled in the subtest of control objects, and locomotion subtest the group of other modes was better. The skills of the subtest performed by school, they had close differences from each other, both results were not signification. Conclusions: The present study concluded that there is a balance in the locomotors subtests and control objects not significant differences. So the swimming could and can be worked at school for more institutions, it promotes the same engine development over the other modalities offered.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21457833.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.