Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10827
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Cristiane Chaves-
dc.date.accessioned2017-05-26T16:34:02Z-
dc.date.available2017-05-26T16:34:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cristiane Chaves Ferreira. A importância da avaliação postural em alunos da educação básica. 2016. 29 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10827-
dc.description.abstractIntrodução: As correções da postura do corpo fazem parte da história da humanidade e estão dentro do conceito de cultura corporal de movimento proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Mesmo assim a postura corporal é um conteúdo pouco visto nas aulas de Educação física. Objetivo: Analisar os benefícios da importância da avaliação postural nas aulas de Educação física escolar, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais. Material e métodos: Foi realizada neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura de periódicos publicados e em livros com a temática do ensino de avaliação postural no ambiente escolar, por meio de leitura exploratória, leitura seletiva, e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada com o objetivo deste trabalho. Revisão da literatura: A educação física escolar tem o dever de proporcionar a máxima vivência e introduzir o aluno na cultura corporal de movimento. Os parâmetros curriculares nacionais buscam definir a construção da postura por meio de ações pedagógicas para melhorar a saúde dos escolares. A avaliação corporal trabalhada da forma correta estimula a saúde do corpo e melhora suas formas, trazendo um melhor equilíbrio, força e a coordenação motora, que são capacidades físicas importantes para o aluno. Mesmo com tantos benefícios é uma disciplina pouco trabalhada pelos professores, alegando motivos com a falta de vivencia, capacitação adequada, e a falta de estrutura das escolas. Considerações finais: Estudos sobre a importância quanto à avaliação da postura veem crescendo, buscando contribuir para que a correção corpo seja um conteúdo abordado nas escolas, já que o mesmo é recomendando pelos parâmetros curriculares nacionais. Mesmo com tantos estudos ainda é um tema pouco utilizado, pela falta de entendimento ou mesmo vivencia da prática pelos professore. Ainda requer mais estudos, para que os professores possam se aprofundar mais no contexto da avaliação postural dos alunos, buscando estar preparados para elaborar e ministrar aulas com o tema/conteúdo dentro da educação física escolar. Cabe também às escolas melhorarem as estruturas e dar recursos ao professor, oferecendo espaço para a realização dessa práticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-16T16:49:09Z No. of bitstreams: 1 21458630.pdf: 1223104 bytes, checksum: 5ee1be91decf8df04c33f6a71d9e2acb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T16:34:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21458630.pdf: 1223104 bytes, checksum: 5ee1be91decf8df04c33f6a71d9e2acb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T16:34:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21458630.pdf: 1223104 bytes, checksum: 5ee1be91decf8df04c33f6a71d9e2acb (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorreção posturalpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEquilibrio posturalpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectPostural correctionpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectPostural balancept_BR
dc.subjectPhysical activitypt_BR
dc.titleA importância da avaliação postural em alunos da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
dc.description.notasIntroduction: Corrections of body posture are part of the history of humanity and are within the concept of body culture of movement proposed by the National Curricular Parameters of Elementary Education. Even so, body posture is little seen in physical education classes. Objective: To analyze the benefits of the importance of postural evaluation in the school physical education classes, according to the national curricular parameters. MATERIAL AND METHODS: This study was carried out in a literature review of published journals and in books on the subject of teaching of postural evaluation in the school environment, through exploratory reading, selective reading, and interpretive reading, aiming to relate the theme Addressed with the purpose of this work. Literature Review: School physical education has the duty to provide maximum living experience and introduce the student into the body's culture of movement. The national curricular parameters seek to define the construction of the posture by means of pedagogical actions to improve the health of the students. Properly crafted body assessment stimulates the body's health and improves its forms, bringing better balance, strength and motor coordination, which are important physical abilities for the student. Even with so many benefits is a discipline little worked by teachers, citing reasons for lack of experience, adequate training, and lack of school structure. Final considerations: Studies on the importance of posture evaluation are growing, seeking to contribute to the correction of the body is a content addressed in schools, since it is recommended by the national curricular parameters. Even with so many studies it is still a little used theme, due to the lack of understanding or even experience of the practice by the teacher. It still requires more studies, so that teachers can delve deeper into the context of postural assessment of students, seeking to be prepared to elaborate and teach classes with the subject / content within the school physical education. It is also up to schools to improve structures and provide resources to the teacher, providing space for these practices.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21458630.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.